A ex-ministra da Agricultura e ex-senadora, Kátia Abreu, atribuiu o ataque tarifário de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA), ao avanço estratégico dos BRICS - agrupamento formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã e que representam 48% da população mundial, 36% do território do planeta e 40% do PIB global.
“O motivo da braveza toda são os BRICS: 50% da população global e 40% do PIB aproximadamente. É para assustar qualquer cristão.", declarou por meio de suas redes sociais.
Em carta postada nas redes sociais e direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump diz que as tarifas passam a valer em 1º de agosto. No documento, Trump voltou a chamar de “caça às bruxas” o processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - réu por tentativa de golpe de Estado. Em resposta, Lula afirmou que o tarifaço será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica.
Kátia Abreu disse recursar-se a crer que Trump teve essa ousadia. "Eu já li a carta do Trump 3 vezes e ainda me recurso a crer que ele teve essa ousadia".
Fonte: KátiaAbreu/XLeia também: Presidente Lula diz que o Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade
Recado do Reinaldo Azevedo
A ex-ministra também compartilhou post em que o jornalista Reinaldo Azevedo fala dos esforços do presidente Lula em prol do Agro e que direciona recado "aos senhores do Agro e seu grande líder, Bolsonaro".
- "Vai lá, direita vagabunda! Apoiem! Aplaudam! Fiquem de pé! Antevejam o desastre do Brasil. [...]
Cadê o Agro? Cadê a CNA?", diz Reinaldo em vídeo.