Com a proposta de fortalecer a cultura em todas as regiões da cidade, Araguaína recebe neste mês de julho o projeto cultural Banda Sem Palco, com os músicos Madian Braga e Daiara Blue. Com estilo rock, pop-rock e blues, o projeto levará quatro apresentações a espaços públicos da cidade.
“O projeto Banda Sem Palco é uma forma alternativa de lazer e entretenimento, ocupando espaços públicos com a cultura artística local. O objetivo é promover, divulgar, fomentar e fortalecer o produto cultural no segmento musical, priorizando o desenvolvimento e a produção da música autoral local”, explicou Hélio Marcos Silva, idealizador do projeto.
O primeiro espaço a receber o projeto será a Praça CEU, no setor Araguaína Sul, nesta sexta-feira, dia 11. As próximas apresentações serão no Parque Cimba, dia 17; Praça das Nações, no dia 23; e Via Lago, no dia 27. Todas as apresentações serão às 18h.
Sobre os artistas
Madian Braga é músico, poeta, cantor e compositor. Iniciou sua carreira aos 17 anos, em 1975, com a gravação de um compacto simples com as músicas "Angústia Existencial" e "Volta das Bruxas", produzidas e arranjadas pelo maestro Élcio Alvarez, gravado e mixado no estúdio GROVODISC, em São Paulo (SP). Voltou às atividades artísticas em 2020, com o lançamento do álbum "Angústia Existencial". Com o advento dos editais de cultura, produziu os álbuns Não pare pra pensar no passado, Contraproducente e o pocket show Contraproducente, por meio da Lei Paulo Gustavo. É produtor fonográfico e defensor da música autoral tocantinense.
Daiara Blue é cantora e compositora desde 2015. Iniciou seus trabalhos musicais com a banda BlueBox, tendo Ep e singles autorais lançados pela OneRPM, onde o single "Ah! O Amor" teve destaque sendo a música mais tocada no projeto Vozes de Araguaína 2019. Em 2019, lançou sua carreira solo tendo como repertório músicas no estilo rock, MPB, pop internacional e músicas autorais. Em 2021, lançou seu EP "Quem Eu Sou" pela OneRPM que está presente nas principais plataformas de streaming. Tendo apresentações pelo SESC de Araguaína e de Palmas com repertório influenciado por nomes como Pitty, Evanescence, Paramore, Amy Winehouse e Kid Abelha.
Cultura para todos
O projeto Banda Sem Palco conta com apoio cultural do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc, executado pelo Município de Araguaína. Criada em 2020, a Lei Aldir Blanc tem como objetivo fomentar o setor cultural brasileiro, garantindo subsídios para artistas, grupos e espaços culturais, viabiliza apresentações gratuitas e acessíveis para a comunidade, promovendo a valorização dos artistas brasileiros.