Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Faltando poucos dias para o Dia dos Pais, o comércio já começa a sentir o aumento no fluxo de consumidores. E não é por acaso: muitos palmenses ainda não garantiram o presente e devem deixar para decidir tudo nos momentos finais. Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, cerca de 12,9 milhões de consumidores devem deixar para comprar o presente na véspera da data. 

No total, 106,3 milhões de brasileiros devem ir às compras, com uma estimativa de R$ 27,13 bilhões movimentados no comércio e nos serviços.

Em Palmas, os dados locais reforçam esse cenário positivo. Uma pesquisa revelou que 88% dos consumidores afirmaram que vão presentear neste Dia dos Pais. A maioria, 69%, pretende comprar pelo menos um presente, com um tíquete médio entre R$ 100 e R$ 200. E o mais interessante: 81% vão realizar as compras no comércio local.

Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, o período representa uma oportunidade importante para os lojistas. “É uma data estratégica para o comércio, especialmente por vir logo após as férias escolares, que geralmente têm um impacto negativo nas vendas. Agora é a hora do lojista mostrar o que tem de melhor de produtos, promoções e atendimento", orienta. 

Silvan também faz destaque direcionado aos consumidores. "Já para o consumidor, a dica é não deixar para última hora. Quando se compra com pressa, muitas vezes não há tempo para pesquisar preços ou fazer escolhas conscientes, o que pode acabar prejudicando o orçamento familiar”. 

Ele acrescenta que a expectativa é de que as vendas tenham um crescimento de até 10%, se igualando aos resultados obtidos no Dia das Mães, que também é uma das datas mais importantes para o comércio.

Leia também: Febraban alerta para golpes das vendas e do presente do Dia dos Pais