Com a proposta de promover um grande encontro dos saberes tradicionais, a Semana Cultural do Jalapão volta a ser realizada no município de Novo Acordo, a aproximadamente 90 km de Palmas, nos dias 25, 26 e 27 de setembro.
O evento, que chega à sua 12ª edição, promete ser uma grande celebração da cultura jalapoeira, com programação diversificada que inclui oficinas, palestras, feira de artesanato e o 3º Encontro das Violas de Buriti do Jalapão. O evento é promovido pelo Instituto Terra Dourada.
A cantora e produtora cultural Núbia Dourado, idealizadora do projeto, afirmou estar muito feliz em promover a Semana Cultural do Jalapão no município de Novo Acordo que é o portal de entrada do Jalapão.
“Fico ainda mais feliz por realizar este evento por meio da premiação do edital do Programa da Lei Rouanet Norte, do Governo Federal, que foi bastante concorrido e isso credibiliza o nosso evento e nos fortalece ainda mais . Lá atrás, quando iniciamos esse projeto em Rio Sono, sempre foi com o desejo de impulsionar a nossa cultura e revelar novos talentos”.
Nesta nova edição, o evento traz uma proposta especial que é criar uma ponte entre as culturas tradicionais do Tocantins. “ Vamos celebrar e valorizar a cultura jalapoeira, com destaque para o Encontro das Violas de Buriti, e promover um verdadeiro intercâmbio de saberes”, complementa a cantora.
O evento também vai fomentar o ritmo e a dança da Suça, com participação do Grupo de Suça Tia Bem Vinda, além das oficinas do Tambor de Barro e palestras, onde o público poderá aprender e vivenciar essas tradições ancestrais da cidade “mãe do Tocantins”, Natividade.
“O evento é um convite para todos que desejam fortalecer, preservar e compartilhar a diversidade cultural do nosso Estado, reunindo mestres, artistas e comunidades para uma grande festa de troca e aprendizado.
Foto: MalloneIntinerante
Segundo Núbia Dourado, a intenção é tornar o projeto itinerante, percorrendo todos os municípios, especialmente os da região do Jalapão, além da capital. “Queremos fortalecer a cultura tradicional da viola de buriti, fazendo conexão com o tambor de barro de Natividade. Será muito especial unir essa representatividade cultural da dança da suça com a viola de buriti. Nossa proposta é promover um grande encontro das culturas tradicionais, sempre mesclando com novos trabalhos musicais”, completou Nubia Dourado.
Apoio
Este projeto foi contemplado pelo edital Programa Rouanet Norte e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios
Realização
O Instituto Terra Dourada é uma organização dedicada ao desenvolvimento sustentável e ao empoderamento de comunidades tradicionais, com foco na inclusão social, econômica e cultural. Na Semana Cultural do Jalapão, o Instituto reafirma sua missão de valorizar as raízes e tradições do Tocantins, promovendo ações que unem cultura, inovação e sustentabilidade.
Entre seus projetos de destaque está o Mulheres Empreendedoras da Amazônia, iniciativa que fortalece a bioeconomia e a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que amplia a voz de mulheres que transformam seus saberes em fonte de renda e identidade cultural.
Com essa presença, o Instituto Terra Dourada busca gerar oportunidades, celebrar a diversidade e preservar a memória viva do Jalapão, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.