Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Semus

Foto: Divulgação Semus

Para reforçar a importância da prevenção da leishmaniose visceral (calazar) e da leishmaniose tegumentar, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realiza a VII Semana das Leishmanioses e o VII Fórum das Leishmanioses a partir desta terça-feira, 19. A programação se estende aos dias 21, 22 e 23 de agosto e inclui palestras, capacitações, encoleiramento e testagem de cães.

A abertura da VII Semana das Leishmanioses terá uma ação educativa com alunos do 4º e 6º anos do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral (ETI) Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Arno 44 (409 Norte), que está em uma área de ações estratégicas no controle da leishmaniose visceral. As visitas à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) ocorrerão no período vespertino, com apresentação da estrutura do local, como o Laboratório de Entomologia, canil e centro cirúrgico e orientações sobre o mosquito-palha, transmissor da doença.

O encerramento da VII Semana das Leishmanioses será no sábado, 23, com mutirão de encoleiramento e testagem canina, das 8h às 12h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Santa Fé, Bela Vista, José Hermes Rodrigues Damaso e Morada do Sol.

A abertura do VII Fórum das Leishmanioses será na quinta-feira, 21, às 8h, na ETI Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1306 Sul). À tarde, a partir das 16h, equipes da Semus estarão na Feira da Arse 112 (1.106 Sul) para um encontro comunitário com exposição entomológica e orientações ao público e feirantes. E na sexta-feira, 22, a programação continua a partir das 8h na ETI Almirante Tamandaré com a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal. (Secom Palmas)