Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: @guidojargoes/Instagram

Foto: @guidojargoes/Instagram

A música autoral volta a ocupar o palco com força e diversidade na 2ª temporada da Noite dos Compositores, que acontece no dia 24 de setembro, às 20 horas, no Bar do Torresmo, em Palmas. O evento é gratuito e contará com acessibilidade em Libras, garantindo que pessoas surdas também participem da experiência artística.

A iniciativa, idealizada pela Alternativa Produções, é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), geridos pela Fundação Cultural de Palmas, e tem como propósito valorizar a produção independente e abrir espaço para artistas que trazem em suas canções histórias, vivências e identidade cultural do Tocantins.

Nesta edição, 10 compositores foram selecionados para apresentar duas músicas autorais cada, compondo uma programação que reflete a pluralidade da cena musical local, sendo eles Jeff Ribeiro, Alexandre Poli, Guido Jargões, Aluísio Alves, Fernanda Hoffmann, Lola Stella, Rapha Brito, Wander Ponzo, Túlio Tagore e PV Linhares.

O produtor cultural, fotógrafo e músico Marcio Kleber, idealizador do projeto, destaca o impacto da proposta na valorização dos compositores tocantinenses. “Nosso objetivo é criar um ambiente onde cada artista possa mostrar sua arte com autenticidade, fortalecendo a cena autoral e aproximando público e criadores. É um mosaico sonoro que traduz a diversidade da nossa música e da nossa cultura”, afirma.

A Noite dos Compositores surgiu em 2024 e desde então vem se consolidando como um ponto de encontro da cena independente, reunindo talentos de diferentes estilos e formações. Para além da celebração musical, o projeto reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a inclusão.