Com o tema “Conexões que impulsionam novos horizontes”, Porto Nacional sediou, nessa quinta-feira, 25, a primeira edição do Circuito Empresarial Lide Tocantins. Realizado no Espaço Orla Eventos, o encontro reuniu secretários municipais, representantes do Sebrae, instituições financeiras, empresários, vereadores e deputado federal, visando fortalecer conexões estratégicas e impulsionar o desenvolvimento regional.
O prefeito de Porto Nacional e anfitrião do evento, Ronivon Maciel, destacou as oportunidades de investimento no município. “Circuito Lide acontecendo aqui em Porto Nacional. É uma organização, conjunto de empresários do nosso país, buscando as potencialidades, vocações e os melhores locais para investimento. Com certeza, Porto Nacional é um desses locais. Aqui vivenciamos o turismo religioso, o turismo de natureza, mas também o agronegócio. Somos o número um no Tocantins em produção, estamos dentro das 100 cidades em produção de grãos. Por isso, estamos aqui hoje reforçando esse convite para investir em Porto Nacional, para investir no Tocantins”.
Objetivos do Circuito Empresarial
Diva Cordeiro, presidente do Lide Tocantins, explicou o objetivo do encontro. “Lide é a maior rede de relacionamento empresarial da América Latina, somos 28 unidades nacionais e 22 unidades internacionais. Aqui no Tocantins, nós temos essa perna, fazemos o trabalho de maneira que provocamos conexões com os segmentos em que atuamos aqui no Estado, os mais pujantes, inclusive, com todo o cenário nacional. E aqui em Porto Nacional está sediada a primeira edição do nosso projeto Circuito Empresarial Lide Tocantins, com o objetivo de trazer a força desse município tricentenário, tanto na economia relevante do Estado Tocantins”.
Thiago Dourado, Head Agro do Lide Tocantins, ressaltou o potencial da cidade. “Estamos realizando aqui em Porto um Circuito Empresarial focado no agronegócio, o primeiro da Lide no Tocantins. Resolvemos começar por Porto Nacional, que tem na sua vocação a pujança econômica, seja ela mineral, logística ou do agronegócio. E a Lide, que é o maior grupo de empresários da América Latina e do mundo, tem muito interesse em conhecer o que Porto tem de potencial. Hoje a gente traz o presidente da Câmara de Investimento Brasil/Arábia Saudita para falar sobre os interesses de intersecção entre esses dois mercados, entre o da Arábia Saudita, do Golfo e o mercado brasileiro, principalmente do agronegócio”, pontuou.
Agronegócio em evidência
O palestrante internacional foi Sohail Bin Mahmood, fundador e CEO do CICIBAS (Centro de Investimento, Comércio e Indústria Brasil – Arábia Saudita). Em sua apresentação, ele destacou as perspectivas e oportunidades de cooperação entre o Tocantins e o Oriente Médio, com destaque para Porto Nacional. Em 2024, o município liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking dos 10 maiores exportadores do Tocantins, com US$ 460,3 milhões em vendas externas, sendo 88% desse total de soja e derivados.
“Primeiro, eu quero agradecer ao Lide Tocantins, a Dra. Diva e ao Dr. Thiago, e ao prefeito da cidade de Porto Nacional, que é uma cidade maravilhosa, com muitas potências de investimento e exportação de muitos produtos, do Tocantins e fora do Tocantins, e do mundo árabe, da Arábia Saudita e dos países do Golfo. Hoje temos uma palestra de apresentação do Cicibas e a relação de como atrair investimentos para esse município, abrir mercado, a diferença de fundos de investimentos e setor privado e setor público da Arábia Saudita e dos países do Golfo. E, no final, espero que essa palestra seja o primeiro passo de muitos passos, encontros com o Lide Tocantins”, desejou o empresário Sohail Bin Mahmood.