A Ultracargo iniciou neste mês a operação de seu novo terminal no município de Palmeirante, no Tocantins. Com investimento de R$ 160 milhões, a unidade fortalece a presença da companhia no interior do país, em linha com a estratégia de apoiar o crescimento do agronegócio brasileiro.
Para consolidar o corredor logístico do Nordeste, a Ultracargo também investiu na construção de um desvio ferroviário de 1,6 km, que conecta o terminal à malha da VLI e ao Porto do Itaqui (MA). Essa solução garante mais eficiência, sustentabilidade e previsibilidade às operações, ampliando a movimentação de combustíveis para o interior do Maranhão, Tocantins, Pará e Mato Grosso.
A localização e a conexão direta com a ferrovia Norte-Sul oferecem diversos benefícios para as cadeias da região, como:
Maior escoamento de combustíveis e biocombustíveis para abastecer o setor agrícola, negócios e consumidores da região;
Diminuição da dependência de rotas rodoviárias vulneráveis a variações climáticas, más condições de tráfego e restrições sazonais;
Operação ferroviária mais estável e com menor emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, promovendo uma logística mais sustentável;
Mais previsibilidade e garantia na cadeia de abastecimento, minimizando riscos de atrasos;
Melhoria na competitividade logística, especialmente no transporte de longa distância, com maior eficiência no consumo de combustível, menos transbordos e mais agilidade no abastecimento.
A nova unidade amplia, também, as possibilidades para empresas que atuam nessas localidades. “O terminal representa uma oportunidade estratégica para nossos clientes atuais e potenciais, que passam a contar com uma alternativa logística mais eficiente e competitiva, com acesso facilitado ao modal ferroviário e custos reduzidos. Estamos falando de uma infraestrutura capaz de gerar valor real aos negócios dos nossos parceiros, especialmente em uma região onde os desafios de abastecimento ainda são significativos”, afirma Raphael Nascimento, diretor Comercial e de Planejamento da Ultracargo.
De acordo com o executivo, o terminal impulsiona o mercado do agronegócio ao contribuir com o suprimento de combustíveis essenciais às operações agrícolas da região – já que, ao garantir o fornecimento estável e local de diesel e biocombustíveis, a estrutura aumenta a produtividade das fazendas e cooperativas, além de favorecer o escoamento de insumos e produtos para o consumidor final por meio de uma cadeia mais eficiente e com menor impacto ambiental. “Isso reduz custos operacionais e atrai novos investimentos, fortalecendo a base produtiva local”, completa o diretor.
Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo, conta que o início das operações em Palmeirante é um marco na estratégia da companhia de conectar os polos produtivos do Brasil por meio de uma infraestrutura logística cada vez mais eficiente, segura, integrada e sustentável. Segundo ele, o terminal fortalece o corredor logístico que liga o interior do país ao Porto do Itaqui, permitindo tanto a interiorização de combustíveis importados quanto o escoamento da produção regional de biocombustíveis para o mercado externo.
“Essa conexão amplia a competitividade da cadeia, reduz custos operacionais e atrai novos investimentos, fortalecendo a base produtiva local. Ao ampliar nossa presença no Tocantins e estabelecer uma conexão direta com Itaqui, damos um passo importante para fortalecer setores fundamentais para o país, contribuindo com o desenvolvimento da região e gerando valor direto para nossos clientes e para a sociedade”, finaliza o CEO.
Estrutura do terminal
A nova unidade da Ultracargo no Tocantins foi planejada para oferecer alta eficiência operacional. A estrutura conta com capacidade de armazenagem de 23 mil m³, distribuídos em 13 tanques, sendo 12 destinados a combustíveis e biocombustíveis e um exclusivo para o sistema de combate a incêndio. Possui também 1,6km de linhas férreas que se conectam à malha local.
No quesito segurança, a Central de Transferência de Produtos (CETRAN) opera sem mangotes, uma solução mais moderna e segura que reduz o risco de vazamentos, a exposição dos operadores a produtos perigosos, e a possibilidade de falhas na conexão dos equipamentos. O terminal também dispõe de um sistema avançado de proteção, com diques de contenção para evitar vazamentos e acionamento automático de líquido gerador de espuma em caso de incêndio.
Durante a construção, foram adotadas práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de água para testes hidrostáticos e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados.
Para conhecer a unidade de Palmeirante, acesse https://www.ultracargo.com.br/terminal/palmeirante/.
Atualmente, a Ultracargo também opera terminais em Rondonópolis (MT), e Paulínia (SP), e nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A capacidade de armazenagem da empresa supera 1 milhão de metros cúbicos.
Sobre a Ultracargo
A Ultracargo avança na oferta de soluções logísticas integradas e é a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos no Brasil. Movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais, por meio de terminais localizados em quatro regiões do país e conectados aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário.
Com quase 60 anos de história, faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros. Para conhecer melhor a Ultracargo, acesse https://www.ultracargo.com.br/.