Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 6 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). A mobilização segue até 31 de outubro.

O Dia D de Multivacinação será realizado em 18 de outubro, com atendimento em diversas unidades de saúde do município que serão divulgadas nos próximos dias. A expectativa é mobilizar um grande número de famílias e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo riscos de surtos e fortalecendo a prevenção de doenças.

Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão ofertando as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A imunização será feita após avaliação da caderneta, aplicando somente as doses que estiverem em atraso ou em falta, garantindo a proteção completa conforme a idade.

Para receber a vacina, os responsáveis devem apresentar o Cartão de Vacinação e o CPF da criança ou adolescente.

Importância da Imunização

De acordo com a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga, a iniciativa reforça o cuidado preventivo com a saúde das novas gerações. “A campanha de multivacinação é uma oportunidade fundamental para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças graves e imunopreveníveis. É essencial que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de vacinação para atualizar o cartão de vacinas e garantir a proteção contra doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, destacou.

O Ministério da Saúde destinou mais de 6,8 milhões de doses de vacinas para todo o país nesta etapa da campanha. A convocação será reforçada pelo aplicativo Meu SUS Digital, que enviará alertas a aproximadamente 40 milhões de usuários em todo o país.