A infância é uma etapa da vida que pode ser interrompida por transformações que chegam antes do tempo. É o caso da puberdade precoce, uma condição que preocupa pais e especialistas por antecipar mudanças hormonais em crianças.
De acordo com a médica pediatra da Afya Educação Médica de Palmas/TO, Isabella Cavalcante, a puberdade precoce nas meninas é caracterizada pelo surgimento de mamas ou pelos pubianos antes dos 8 anos de idade. Enquanto nos meninos, o aumento do volume testicular ou o aparecimento de pelos pubianos antes dos 9 anos pode ser um sinal de alerta. Isso acontece devido ao aumento dos hormônios sexuais no sangue, além de poder ter causas genéticas, orgânicas ou ambientais.
Essa mudança vai muito além da aparência, podendo acarretar riscos para a saúde e prejudicando o desenvolvimento da criança. A pediatra alerta que os riscos da puberdade precoce vão além da mudança física em si. "Do ponto de vista de saúde, a puberdade precoce pode acelerar o crescimento inicial da criança, mas também leva a uma maturação precoce dos ossos. Isso faz com que a criança pare de crescer mais cedo e acabe tendo uma estatura final menor do que a esperada geneticamente”.
Essas mudanças podem trazer problemas psicológicos ou sinalizar o surgimento de doenças. “Outro ponto importante é o impacto psicológico. Essas crianças muitas vezes ainda não têm maturidade emocional para lidar com as transformações corporais e, por estarem em descompasso com seus pares, podem sofrer dificuldades de autoestima, bullying ou ansiedade. Além disso, quando a puberdade precoce tem uma causa orgânica, por exemplo, alterações hormonais ou tumores no sistema nervoso central, ela pode sinalizar doenças que precisam ser investigadas e tratadas rapidamente”, explica a pediatra.
Segundo Isabella, as causas podem ser variadas e sempre exigem investigação médica. “A puberdade precoce pode ter diferentes causas e, por isso, sempre merece investigação. Em alguns casos, ela é chamada de puberdade precoce central, quando há ativação antecipada do eixo hormonal que regula o desenvolvimento sexual. Isso pode acontecer de forma idiopática, sem uma causa aparente, mais comum em meninas, mas também pode estar relacionada a alterações no sistema nervoso central, como tumores, malformações ou sequelas de infecções e traumas”.
A médica explica ainda que existem situações em que o estímulo vem de fora do eixo central. “Já na puberdade precoce periférica, o estímulo vem de fora do eixo central, como em tumores produtores de hormônios, doenças das glândulas suprarrenais, ovários ou testículos. Além desses fatores médicos, sabemos hoje que questões ambientais e de estilo de vida também influenciam: a obesidade infantil está associada a um início mais precoce da puberdade, principalmente em meninas, assim como a exposição a disruptores endócrinos, substâncias químicas presentes em alguns plásticos, cosméticos e pesticidas, que podem interferir no equilíbrio hormonal”.
Ainda segundo a médica, é válido ressaltar que toda alteração no desenvolvimento da criança deve ser investigada. “O objetivo é garantir que ela cresça e se desenvolva de forma saudável de acordo com a idade”, finaliza.
Atendimento
A Afya Educação Médica de Palmas desenvolve um programa de atendimento médico gratuito em várias especialidades, incluindo Pediatria. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação.
O atendimento acontece todo mês, na sede da Afya Educação Médica, Avenida ACSU SO 70, Avenida NS1, S/N - Conj 02 Conjunto 02 Lote 03 - Plano Diretor Sul. “Com essa iniciativa, os médicos estudantes de pós-graduação conseguem tratar casos reais e a comunidade é beneficiada com a oferta de atendimento”, explica a diretora da unidade, Patrícia Muniz.
Os interessados podem entrar em contato por telefone ou acessar o site da instituição: Afya Educação Médica - Palmas/TO para verificar a disponibilidade de vagas e realizar o agendamento.
Além de Pediatria, a Afya Educação Médica oferece especialização e vagas para atendimento nas áreas de Endocrinologia, Medicina Intensiva, Psiquiatria, Ultrassonografia, Dermatologia e Cardiologia.