A Embrapa Pesca e Aquicultura, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria da Agricultura e Pecuária e Secretaria da Pesca e Aquicultura, promoverá, no próximo dia 17 de outubro, o HortifruTO – Workshop sobre produção de hortaliças e frutas. O evento será das 8h30 às 17h e acontecerá no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha (Agrotins).
Segundo a chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa, Marcela Mataveli, o HortifruTO é um marco para o fortalecimento da horticultura no Tocantins. “Este evento representa o primeiro passo para estruturar e ampliar uma cadeia produtiva que é estratégica para o estado, tanto pelo potencial econômico, quanto pelo seu papel social”, destaca ela.
“A produção de hortaliças no Tocantins vem crescendo, mas ainda enfrenta desafios relacionados à organização da cadeia e à ampliação do acesso a mercados. Atualmente, uma boa parte das hortaliças consumidas no estado ainda vem de fora, o que reforça a necessidade de fortalecer a produção local”, pontua.
Para ela, iniciativas como o HortifruTO são fundamentais para promover a integração entre produtores, técnicos, pesquisadores e instituições públicas, criando um ambiente favorável à inovação e à sustentabilidade no campo.
“A horticultura é uma atividade essencial para a agricultura familiar e para a segurança alimentar. A Embrapa compreende essa importância e tem contribuído desde o início com articulação com parceiros locais e conhecimento técnico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da produção de alimentos no Tocantins”, afirma.
Programação
A programação técnica terá início às 9h, com a palestra sobre “Biomassa de lodo de esgoto usado na agricultura”. Na sequência, haverá um circuito sobre compostagem, gongo compostagem, agricultura sintrópica e controle alternativo e aquaponia. Clique aqui e acesse a programação completa.
No segundo circuito serão abordados os temas: produção de melancia; cultivo de milho, feijão e arroz; plantas alimentícias não-convencionais (PANC) e manejo da cultura do maracujá.
O evento também contará com oficinas, como produção de cristalizados, doces, geleias e compotas; transformação de resíduo em subproduto; interpretação de análise de solo e recomendação de calagem e adubação para hortifruti; boas práticas para cultivo de hortaliças em campo; manejo de pragas e construção de enxada química; produção de substrato para hortifruti; tipos de enxertia em frutíferas; cultivo protegido e hidroponia.
Às 10h acontecerá a palestra “Sistema de plantio direto de hortaliças”; às 11h, “Tipos de plantio de sementes”; 14h, haverá uma palestra sobre compra comercial; às 15h, o tema será sobre compra direta, e às 15h30 haverá a palestra “Como transformar tradição em negócio lucrativo”.
Por fim, das 16h às 17h haverá uma roda de conversa.
Capacitação em plantas medicinais
E nos dias 13 e 14 de outubro acontecerá, no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, um evento da Fiocruz sobre plantas medicinais: “Capacitação Licenciamento Sanitário, Legislação de Empreendimentos e Marketing Sustentável de Produtos”. O evento é promovido pelo Articulafito.
O projeto ArticulaFito é uma ação da Fiocruz com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para realizar o maior diagnóstico do potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no país. (Embrapa)