Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gabriel Renné

Foto: Gabriel Renné

A cantora Icona Pink lança, nesta quinta-feira (27), seu primeiro álbum de estúdio “Icona Fantasy”, com participações de destaque como Linn da Quebrada, Isma, das Irmãs de Pau, e Katy da Voz e as Abusadas. Mesclando pop com música eletrônica, Icona cria um projeto carregado de referências de diversos filmes e com inspiração em artistas que são pilares em sua jornada.

“Eu e a Ariel [Caê, produtora do disco] somos apaixonadas por cinema”, explica Icona Pink, contando: “Esse álbum nasceu de um processo nosso em cima de vários filmes e documentários, no qual transformamos diversas referências em composições que refletem nossas experiências pessoais”.

Com sete anos de carreira, além de diversos singles e muita experimentação sonora, Icona Pink chega em seu primeiro disco com um repertório musical coeso e produção assinada por Ariel Caê, FUSO! e Jokkay. “Icona Fantasy” chega como um projeto que também é visual e narrativo, contando uma história do começo ao fim, seja pelas faixas, como pelos visuais e vídeos.

Como pessoa LGBTQ+ também, esse disco é uma homenagem a artistas travestis que a moldaram, mais especificamente Linn da Quebrada, que aparece no álbum, e Jup do Bairro. Nas parcerias, Icona Pink continua com essa mensagem, apresentando um grupo de feats só de mulheres trans.

Durante as nove faixas, com composição autoral, Icona viaja pelas suas referências e suas sonoridades características. Segundo ela, “Icona Fantasy é “um manifesto à minha versão mais jovem, uma redescoberta de mim mesma e uma celebração das referências que moldaram a minha identidade artística”.

Icona Pink e Ariel trazem referências da cultura católica, desenvolvendo uma quase sátira multimídia - que nasce do cruzamento dessas referências com elementos cinematográficos. O projeto é uma obra que soa como a trilha sonora de um filme, em que cada faixa se conecta à próxima, com o violino e corais como a base instrumental, criando uma atmosfera lúdica, dramática e espiritual.

Além do lançamento nas plataformas digitais, “Icona Fantasy” também tem um aspecto visual muito forte, com direção da própria Icona Pink. Por trás das câmeras, Icona contou com a participação de Gabriel Renné, fotógrafo conhecido por clicar Pabllo Vittar, Karol G e mais, além de Karl, dos designers Edson Bailey e Brunude, e looks de Maria Antonieta Atelier.