O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, por unanimidade, nessa quarta-feira, 17, o Projeto de Lei encaminhado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) que reestrutura o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Polícia Civil. A matéria chegou à Casa na terça-feira, 16.
Esta medida representa um marco histórico para a categoria, promovendo valorização salarial significativa e corrigindo distorções históricas, especialmente no que diz respeito à progressão funcional dos policiais civis do último concurso. Agora, o tempo de progressão será ajustado aos mesmos critérios aplicados aos concursos anteriores, garantindo justiça e equidade aos nossos profissionais.
O Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol/TO) analisa que esta conquista é resultado de um trabalho técnico, incansável e persistente, com destaque para a atuação decisiva do deputado estadual Moisemar Marinho, integrante da Polícia Civil, que liderou as articulações junto às entidades representativas da categoria. "O Sinpol Tocantins, em uníssono com as Federações e Associações, esteve presente em cada passo dessa luta, demonstrando unidade, responsabilidade e compromisso com os direitos dos policiais civis", avalia a entidade.
O presidente do Sinpol, Ubiratan Rebello, acrescenta agradecimentos a outros parlamentares. "Não podemos deixar de expressar nosso profundo reconhecimento aos parlamentares que se mostraram sensíveis e comprometidos com essa causa: a deputada estadual Janad Valcari, o deputado federal Carlos Gaguim e a senadora Professora Dorinha, que, com seu apoio firme e contínuo, foram essenciais para que a pauta avançasse no cenário político estadual e federal". disse.
Leia também: Deputados aprovam projeto de reestruturação do PCCS da Polícia Civil
O governador Wanderlei, como analisa o Sinpol/TO, teve sensibilidade e comprometimento com a categoria. "Nosso agradecimento também se estende ao governador Wanderlei Barbosa, cuja sensibilidade e comprometimento com a categoria foram fundamentais para que essa vitória fosse alcançada. Seu apoio demonstrou mais uma vez que o diálogo e a parceria institucional são essenciais para a construção de um Estado mais justo para todos os servidores públicos".
A entidade representativa ainda agradece os secretários de Estado que trabalharam pela demanda. "Além disso, queremos reconhecer e agradecer aos secretários de Estado e suas respectivas equipes, que trabalharam de forma célere, técnica e comprometida para viabilizar o avanço das tratativas. O empenho conjunto da Casa Civil, da Secretaria de Segurança Pública, da SECAD, da Secretaria do Planejamento, da SEFAZ e do Igeprev garantiu o cumprimento de todos os trâmites legais, viabilizando a implementação desta importante conquista".
O Sinpol Tocantins ressalta que o trabalho da entidade nunca parou. "O trabalho do Sinpol-TO nunca parou e, com o apoio de cada um de vocês, continuaremos a avançar. A cada vitória, nosso compromisso se fortalece. Estamos aqui para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados e que o esforço de cada policial civil seja sempre valorizado. Mais uma vez, agradecemos a confiança em nossa representação. Juntos, seguiremos firmes na busca por melhorias constantes para nossa classe. A luta sempre foi a nossa marca, e união e conquista sempre serão o nosso objetivo", concluiu o presidente Ubiratan.

