A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) divulgou balanço nesta sexta-feira, 2 de janeiro, apontando redução nos índices de criminalidade no Estado, com destaque para casos de latrocínio (redução de 75%) e homicídios dolosos (redução de 20,8%).
De acordo com dados da PM, é emblemática a redução dos latrocínios (roubo seguido de morte). Enquanto em 2024 foram registradas quatro ocorrências, em 2025 apenas um caso foi contabilizado.
Segundo relatório, dentre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), foram 159 registros de homicídios dolosos em 2024 contra 126 em 2025, resultado atribuído pela Corporação à intensificação do policiamento ostensivo, ao uso de inteligência policial e à presença da PMTO em áreas urbanas e rurais.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que os números refletem a prioridade que o Governo do Tocantins tem dado à segurança pública. “O Tocantins hoje é referência porque não medimos esforços para equipar nossas forças de segurança e garantir a presença do Estado em todos os municípios, da capital às regiões mais distantes. Cada apreensão e cada vida preservada confirmam que estamos no caminho certo para construir um dos estados mais seguros do Brasil”, afirmou.
Foto: Divulgação PMTOEnfrentamento ao crime organizado
A PMTO ainda aponta que a estratégia de desarticulação financeira do crime organizado resultou em um recorde histórico na apreensão de entorpecentes. Em 2025, a Polícia Militar retirou de circulação 1.455 quilos de drogas, um aumento de 69,5% em relação aos 858 quilos apreendidos em 2024.
Segundo a avaliação institucional do Comando-Geral, o aumento das apreensões tem impacto direto na redução da violência urbana, ao enfraquecer a logística do tráfico e reduzir disputas entre grupos criminosos, refletindo na diminuição de furtos, roubos e outros delitos associados.
Os crimes que afetam diretamente o cotidiano do cidadão tocantinense também apresentaram retração significativa. De acordo com a Polícia Militar, os roubos a residências caíram 21,9%, os furtos de veículos reduziram 26,6%, enquanto os roubos a estabelecimentos comerciais tiveram queda de 19,6%. Já os roubos de aparelhos celulares diminuíram 17,1%. (Com informações da PMTO)
Foto: Ademir dos Anjos/SecomTO


