O processo de formação em saúde exige precisão técnica, tomada de decisão rápida e habilidade para atuar em situações complexas. Para isso, ter acesso a equipamentos que simulam cenários reais de atendimento faz toda a diferença. No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT), essa realidade se concretiza por meio do Laboratório de Simulação Realística (LSR), considerado um dos principais instrumentos de melhoria contínua da prática assistencial e da segurança do paciente.
Em funcionamento desde novembro de 2021 e vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa, o espaço atende profissionais do hospital, residentes e estudantes de diferentes níveis de formação. O laboratório oferece um ambiente estruturado para o desenvolvimento de habilidades clínicas, técnicas e comportamentais. Além de fortalecer a qualificação profissional, contribui diretamente para a redução de riscos e para a adoção de práticas seguras no cuidado ao paciente.
A chefe da Unidade de E-Saúde, Regiane Oliveira, destaca que a simulação é um pilar fundamental para conectar teoria e prática com segurança. “Ela permite que estudantes e profissionais desenvolvam habilidades técnicas, raciocínio clínico, tomada de decisão, comunicação e trabalho em equipe, sem riscos ao paciente. O diferencial está na possibilidade de errar, refletir e aprimorar condutas em cenários simulados que reproduzem situações reais da assistência”, explica.
Segundo ela, o impacto para os pacientes é direto, com melhorias na qualidade do cuidado e na segurança assistencial. “Os profissionais chegam mais preparados, treinados e confiantes para lidar com situações críticas do dia a dia hospitalar”, reforça Regiane.
Leia também: UFT e UFNT são destaques no Enamed; UnirG justifica resultado negativo
Localizado no 3º piso do hospital, o Laboratório conta com duas salas climatizadas e capacidade para até 10 pessoas cada. Os ambientes são equipados com simuladores de média e baixa fidelidade que permitem o treinamento de diversas habilidades, como reanimação cardiopulmonar (RCP), intubação orotraqueal, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), acesso venoso central e acesso intraósseo pediátrico.
Foto: Divulgação UFNTO LSR funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e das 19h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h. É um espaço estratégico para capacitações internas, ações de educação permanente em saúde e treinamentos multiprofissionais. Seu uso ocorre mediante agendamento prévio, realizado por formulário online, com antecedência mínima de 15 dias, no qual devem ser informados o responsável pela atividade, os objetivos, o público-alvo e os materiais necessários.
“Podem utilizar o laboratório, estudantes da área da saúde e professores da UFNT, preceptores, residentes e profissionais do HDT, bem como instituições e cursos externos, mediante solicitação formal. O espaço também está disponível para a realização de visitas técnicas e para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a integração entre ensino, assistência e qualificação profissional”, esclarece a gestora.


