Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional iniciou, nesta segunda-feira, o funcionamento do Castramóvel, em ação realizada na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses. O serviço passa a oferecer castrações gratuitas de cães e gatos, com prioridade para famílias de baixa renda.

Serão realizadas 20 castrações por mês. A iniciativa tem como objetivo controlar a população de animais no município, reduzir o número de cães e gatos em situação de rua e contribuir para a prevenção de doenças, além de promover mais qualidade de vida e bem-estar animal.

Durante o lançamento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Machado, destacou a relevância do projeto para a cidade. “Finalmente, o Castramóvel passa a funcionar. Ele tem uma importância muito grande para Porto Nacional. Hoje estamos iniciando as atividades de castração”, afirmou.

A castração vai fazer o controle da taxa de natalidade, principalmente dos animais que ficam em maus-tratos, expostos a ambientes sem dono.

O prefeito Ronivon Maciel também celebrou o início do serviço e reforçou que a iniciativa atende a um pedido da população. “Hoje nós estamos iniciando um trabalho muito importante, que é um desejo da nossa população. Essa demanda veio da população, das associações, e estamos aqui para iniciar esse primeiro gesto concreto de castrações. Hoje, de fato, vamos começar. O Castramóvel é um serviço que garante mais proteção e qualidade de vida para os nossos animais”, ressaltou.

A médica veterinária Andressa Guimarães explicou que o acesso ao serviço será feito por meio de cadastro prévio. “Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao lado do ginásio, levando RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante do Cadastro Único. O Castramóvel está instalado na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, na Avenida Tocantins, ao lado do prédio da OAB, onde serão realizados os procedimentos”, informou.