Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Clube de Leitura do Sesc Tocantins preparou uma seleção de grandes nomes da literatura para os debates de fevereiro. O clássico A Metamorfose (Franz Kafka), Canção para ninar menino grande (Conceição Evaristo) e O Outono do Patriarca (Gabriel García Marquez), são os livros do mês.

Os encontros são gratuitos e acontecem nas bibliotecas do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes e Centro de Atividades Sesc Gurupi. A leitura prévia das obras não é obrigatória.

Confira abaixo a programação por cidade:

Gurupi 

Livro: A Metamorfose

Autor: Franz Kafka

Data: 04/02

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Gurupi

Sinopse: Em mais um dia aparentemente comum de trabalho, o caixeiro-viajante Gregor Samsa acorda transformado em um inseto monstruoso. Diante da aceitação de sua nova condição física limitante, Gregor tem que lidar com a angústia, exclusão social e reação de seu chefe e sua família perante o acontecido.

Araguaína 

Livro: Canção para ninar menino grande

Autora: Conceição Evaristo

Data: 11/02

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes

Sinopse: Na figura do personagem Fio Jasmim, a autora discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras. O livro é um mergulho na poética da escrevivência e ao mesmo tempo um tributo ao amor sob uma ótica poucas vezes vista na literatura brasileira.

Palmas 

Livro: O Outono do Patriarca

Autor: Gabriel García Marquez

Data: 25/02

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte)

Sinopse: Isolado em seu palácio, um velho e decadente ditador latino-americano se transforma numa síntese da história de um continente submetido durante décadas ao absurdo dos regimes totalitários.