A Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto) realizou, na tarde da última terça-feira (27), na Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), uma reunião estratégica com representantes das Secretarias Municipais de Educação, Turismo, Cultura, Meio Ambiente, Ação Social e da Guarda Metropolitana de Palmas. O encontro teve como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar, com ações voltadas à sustentabilidade no estado e no objetivo de posicionar Palmas como protagonista do Matopiba.
Durante o encontro, foram discutidas iniciativas estratégicas voltadas ao incentivo à produção sustentável, à ampliação do acesso ao conhecimento, ao crédito rural, ao fortalecimento da assistência técnica, à inclusão social das comunidades tradicionais e à participação do setor rural na construção de políticas públicas, bem como o fortalecimento da agricultura familiar , como eixo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental no campo.
“O diálogo entre as instituições é de fundamental importância para transformar propostas em ações concretas e, temos essa missão em dar voz aos agricultores familiares destes municípios”, destacou o presidente da Faerto, Armando Castro.
Para a diretora técnica da Faerto, Eliana Castro, a reunião foi bastante produtiva, destacando que os arranjos produtivos discutidos fortalecem a agricultura familiar, promovem a sustentabilidade e ampliam as oportunidades de desenvolvimento para o campo.
Eixos Estratégicos
Entre os temas centrais abordados está a criação de um Centro de Pesquisa e Educação Profissional, tendo como foco a qualificação de mão de obra, sustentabilidade, valorização do legado regional, fortalecimento do turismo rural, desenvolvimento de pequenos negócios e inovação, instrumentos estratégicos a fim de promover o desenvolvimento econômico por meio do fortalecimento da agricultura familiar desta região.
No encontro, foram levantadas demandas relacionadas às condições de habitação no meio rural, soluções para o enfrentamento da falta de água em áreas de assentamento e à organização de um calendário de eventos voltados à agricultura familiar, integrando o calendário de eventos de Palmas.
Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Anice de Souza Moura, o presidente da Faerto, Armando Castro, da diretoria institucional Faerto, Elizangela dos Santos, a diretora técnica da entidade, Eliana Castro, a presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Ana Paula Setti Nogueira, a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, Isac Braz da Cunha, o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes Cunha, Vieira de Melo, representando a Assessoria de Comunicação da Capital, e o secretário executivo da secretaria de assistência social de Palmas, diácono Amilson Rodrigues Silva.
Matopiba
Região que abrange áreas estratégicas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, reconhecidamente como a última fronteira agrícola do Brasil, em razão do seu grande potencial de produção e desenvolvimento sustentável no Brasil.

