No dia 16 de fevereiro de 2026 (segunda-feira de Carnaval), Taquaruçu recebe o Cortejo Pau e Lata – Bloco Conexão Underground, dentro da programação oficial do Carnaval do distrito.
A realização do evento marca o calendário de atividades da Casa do Artesão – Ponto de Cultura, em conjunto com a Biblioteca Comunitária Cidade Perifa – Ponto de Leitura, responsáveis pela concepção e organização da programação cultural.
A Gira-Povos de Axé integra a programação como atividade especial, articulada especificamente com o Terreiro Candomblé Ilê Odé Oyá e o Instituto Tenda do Caboclo, fortalecendo o diálogo com os povos de terreiro dentro do contexto carnavalesco.
Projeto Cortejo Pau e Lata
Taquaruçu é um território de forte densidade histórica, cultural e simbólica, marcado pela ancestralidade afro-indígena e pelas rotas de tropeiros e estratégias comunitárias de resistência ao longo dos períodos.
A Lenda da Buiúna, entidade mítica associada às cosmologias indígenas e ressignificada nas experiências afro-diaspóricas, representa a proteção das águas e matas, da memória e do território.
A Celebração do Desenterro da Lenda da Buiúna propõe sua reapropriação simbólica como gesto cultural e pedagógico de valorização da ancestralidade, da justiça ambiental e dos direitos culturais, reafirmando Taquaruçu como território vivo de memória, diversidade e resistência comunitária.
Leia também: Fenty Ampla confirma programação do carnaval de rua 2026 em Palmas; confira
Programação Oficial 16/02/2026
Casa do Artesão – Ponto de Cultura
(7ª Avenida, Chácara 12, Lote 12 – Taquaruçu)
12h00 – Feijoada Comunitária de Concentração
13h30 – Matinê das Crianças e Roda de Conversa - De homem pra Homem
15h00 – Gira – Povos de Axé (atividade especial articulada com Ilê Odé Oyá e Instituto Tenda do Caboclo)
16h30 – Celebração do Desenterro da Buiúna
17h00 – Saída do Cortejo Pau e Lata pelas ruas de Taquaruçu - Apresentação no Circuito Oficial do Carnaval
20h00 – Encerramento
Apoio institucional: a ação conta com o apoio do Coletivo Somos e da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.

