Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lino Vargas/Diogo Araújo

Foto: Lino Vargas/Diogo Araújo

Depois de três noites de muita folia, música e alegria, os apaixonados pelo Carnaval chegaram à última noite da festa em Gurupi, nessa segunda-feira, 16, com energia de sobra para espalhar pelo circuito, despedindo-se de mais uma edição considerada um grande sucesso do maior Carnaval do norte do país.

Logo nas primeiras horas da programação, os foliões já tomaram conta da avenida e foram “arrastados” por artistas locais, como Mário Souza e Amigos do Samba, que aqueceram o público e prepararam o clima para a primeira atração nacional da noite. O grupo baiano de axé Rapazzola levantou a multidão com um repertório repleto de clássicos carnavalescos, interação com o público, que cantou junto, dançou e transformou o circuito em um verdadeiro cenário de alegria. O vocalista da banda agradeceu à gestão municipal pela oportunidade de estar na cidade e elogiou a organização do evento.

A animação seguiu sem pausas. Também passaram pelo circuito Zdubai, Jeferson Alves, Nailson Lima e Forró de Luxxo. A banda nacional Voa Dois manteve o ritmo contagiante da festa. A programação continuou madrugada adentro com shows de Deusa Pinheiro, Kaio Fonseca, Leandro Macedo, Isaac Rodrigues, Tarcío Silva, Iggor Cunha, Dayanna e Patrick Costa.

A prefeita, Josi Nunes, que acompanhou as quatro noites de folia, destacou que os foliões se despediram querendo ‘bis’ e que a cidade respirou, nos últimos dias, essa cultura tão brasileira. Segundo ela, Gurupi viveu intensamente a festa, com grande movimentação econômica. “Foi uma festa de sucesso. O Carnaval também fomenta a economia local, gera renda e alegria para a população. Isso confirma que Gurupi precisa manter essa tradição”, afirmou.

Foto: Lino Vargas/Diogo Araújo

O vice-prefeito, Adailton Fonseca, ressaltou a organização e a tranquilidade do evento. “Foi um carnaval tranquilo, bem organizado, com grande participação popular e segurança reforçada, permitindo que as famílias participassem com tranquilidade. Finalizamos com um balanço bem positivo. A tradição precisa ser mantida, sempre acompanhando as mudanças da sociedade. A gestão está de parabéns e a população recebeu muito bem os turistas. Concluímos com chave de ouro”, disse.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, avaliou positivamente toda a programação. “É muito bom ver um carnaval sem intercorrências, com presença das famílias. Tivemos as matinês, que contaram com grande participação de crianças, além da festividade no Trevo da Praia. O sentimento é de dever cumprido e já começamos a planejar 2027 para consolidar Gurupi como cidade de grandes eventos”, ressaltou.

Governo do Estado

Representando o governador Wanderlei Barbosa, a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro, prestigiou a última noite e destacou a importância cultural e econômica da festa. Ela enfatizou que o governador é um grande incentivador das manifestações culturais e populares, e que o evento fortalece a economia local e valoriza a cultura regional.

Foliões aprovam evento

A corredora Fernanda Sena participou da quarta noite ao lado de amigas do grupo de corrida. Elas organizaram uma corrida de 8 km fantasiadas e, depois, seguiram para o circuito. “Festa ótima, muito bem organizada, e mesmo após os 8 km ainda temos disposição para curtir toda a programação”, comentou.

O servidor público Léo Guimarães, que se considera um folião tradicional, aproveitou os quatro dias de festa com amigos em um bloco e elogiou a estrutura e a programação.

A autônoma Luana Martins participou das quatro noites com o esposo e a filha de 12 anos, já apaixonada pela folia. “A cada ano a Prefeitura se supera. Foram quatro noites maravilhosas, programação excelente e evento de muita qualidade. Amamos!”, relatou.

O farmacêutico Adriano Araújo também aprovou e disse que o Carnaval 2026 vai deixar muita saudade. “Evento muito organizado, estrutura de qualidade, ótima escolha dos artistas, tanto os nacionais, como os regionais. Apenas agradecer à organização por nos oportunizar viver momentos tão alegres”, disse.

 Foto: Lino Vargas/Diogo Araújo

Desfile dos Blocos

A última noite também foi marcada pelo tradicional desfile dos blocos carnavalescos, um dos momentos mais aguardados da programação. O bloco Pé de Porco abriu o desfile com muita animação. Em seguida, o Pega Pra Capá apresentou o tema “Quando o Carnaval vira Copa”. O Inimigos do Fim foi o terceiro a desfilar, seguido pelo Bora. O bloco Carrasca encerrou com o tema “Do Samba ao Gol: a festa que une o Brasil”, com diversas alas.

Premiação

O bloco Carrasca conquistou o primeiro lugar com 257 pontos e receberá uma premiação de dez salários-mínimos. O segundo lugar ficou com o Pega Pra Capá, com 204 pontos, e receberá cinco salários; e o terceiro lugar ficou com o Bora, com 131 pontos, que receberá três salários-mínimos.

O presidente do Carrasca, Victor Daniel Fernandes, comemorou o título e destacou a evolução do grupo. Segundo ele, em 2025 o bloco estreou na avenida e ficou em segundo lugar na competição, e neste ano a união e o esforço garantiram a vitória. Para 2027, a meta é trabalhar ainda mais para buscar o bicampeonato. Por fim, a diretoria do bloco agradeceu a gestão pelo incentivo e por manter viva essa tradição do Carnaval de Gurupi.