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Economia

Matéria publicada nesta quinta-feira, 21, pelo InfoMoney mostra que o número de queixas contra os bancos aumentou 2,39% no mês passado, frente a junho, os dados revelados são referentes ao "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central nesta quinta. Novamente, o atendimento liderou as reclamações.

Considerando as dez instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 3.131 casos em julho, contra 3.058 um mês antes.

HSBC lidera

No sétimo mês deste ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 7,72 a cada 100 mil pessoas. Na seqüência, vieram Unibanco, ABN Amro, Santander e Bradesco.

Além dos bancos acima, outras cinco instituições financeiras estão entre as mais reclamadas do mês de junho: Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Itaú e Nossa Caixa.

BC tem autoridade para punir

O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações InfoMoney