Cerca de 100 secretários municipais de educação e representantes de diversas cidades do Estado estão reunidos no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE). Eles participam durante toda a tarde desta terça-feira, 17, de um encontro promovido pelo Instituto de Contas do TCE para mapear as necessidades de capacitação dos servidores tocantinenses.
Seguindo a máxima "educar para prevenir", os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto. Eles ainda vão preencher um formulário para escolher o curso sugerido para os agentes públicos e a forma como preferem que seja ministrado, presencialmente ou via satélite.
O encontro segue até às 18h e o TCE vai traçar um mapa das necessidades de capacitação dos servidores públicos do Tocantins.
Hoje o Instituto de Contas 5 de Outubro oferece os seguintes cursos para servidores públicos: Controle Interno, Planejamento e Execução Orçamentária, Procedimentos de Aplicação às Compras, Gerenciamento de Contratos e Convênios.
Os cursos são oferecidos em duas ações prioritárias: o Formap – Programa de Formação de Agentes Públicos, ministrado pelos técnicos do próprio TCE, e o Programa Educacional Infoco – sistema de ensino tele presencial.
Depois de mapeadas as demandas, o TCE vai fazer um cronograma com a programação de cursos no Estado.
Além de detalhar o Formap e o Infoco, a programação do evento também inclui uma apresentação de capacitações de cursos oferecidos pela CAIXA e de orientações sobre como prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.
Educar para prevenir
O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano José Costandrade Aguiar, reforça a importância da educação para reduzir o número de irregularidades. "Acreditamos que, com gestores mais informados e capacitados, podemos reduzir as irregularidades e a inadimplência", afirma.
Da redação com informações assessoria de imprensa TCE