Nos quatro dias da terceira edição do Pesque Palmas 2009, 18 a 21 de abril, cerca de 36 mil pessoas, entre moradores da própria capital e turistas, passaram pela estrutura montada na praia da Graciosa, em Palmas. Numa estrutura de mais de 1.500 metros, com cerca de 60 estandes aconteceu a Feira de Náutica, Pesca, Aqüicultura, Esporte e Turismo, onde a população conferiu o que há de mais novo em artigos e equipamentos no segmento da pesca esportiva e náutica, além de contar com uma variada programação artística, cultural e esportiva.
Segundo Maria Helena Fleury, uma das organizadoras do evento, o saldo da feira foi positivo superando a expectativa dos realizadores. “Pretendemos colocar o Pesque Palmas no calendário nacional de eventos e feiras, passando a sua realização anualmente, cada vez mais ampliando o evento e atraindo mais visitantes. Ela ainda complementa que já está sendo planejado a quarta edição do PesquePalmas para 2010.
O Pesque Palmas ainda recebeu visitantes de outros Estados como Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato-Grosso, Maranhão, além da visita de quatro indústrias do segmento vindos de São Paulo, entre outros. Para os expositores, a Feira foi um grande atrativo de negócios.
Programação
O último dia de programação da terceira edição do Pesque Palmas foi marcada pelo sorteio de brindes, premiação do campeonato de pesca infantil e divulgação do resultado do I Festival Gastronômico do Peixe, no palco a banda gospel JC 4 foi a responsável pela animação do público que aguardava ansioso pelo sorteio do grande prêmio da noite, uma moto 0 km 100% ecológica.
A grande contemplada com a moto 0 km foi Thaynnar Marques, 13 anos. Emocionada ao escutar seu nome ao microfone, a jovem não conteve a emoção e caiu nos braços da mãe. Questionada sobre a quantidade de cupons que depositou na urna, ofegante não sabia o que falar. “Nossa, nem sei quantos cupons eu coloquei, mas todos que colocava, depositava junto o meu sentimento de esperança. Eu senti em meu coração que iria ser a vencedora”, comentou Thaynnar Marques, agora motorizada com o prêmio da MH Comunicação.
Torneio de Pesca Infantil
Com a participação de 25 crianças com idades entre 4 e 13 anos, o campeonato de pesca infantil ocorreu na manhã da terça-feira, 21, com início às 8h. Os participantes tiveram um mini curso antes do início das atividades na marina da praia da Graciosa, em Palmas, e que se estendeu até o meio dia.
Os três primeiros colocados receberam troféu, vara com molinete e medalha cada. Ainda teve premiação com medalhas até o sexto lugar e para o posto de menor peixe, além para o pescador mais jovem, posto alcançado pela pequena Maria Clara de apenas 4 aninhos.
Para Renato Reis, presidente do clube de pesca Jalapão o evento foi marcado pelo clima de esportividade e companheirismo entre as crianças. “Nosso objetivo aqui não era o de promover um confronto, alimentar o sentimento da disputa entre as crianças e sim promover a prática saudável da pescaria, e isso foi concretizado”, afirma.
Já para Marcelo Henrique, um dos organizadores, o mais importante foi promover a educação ambiental paras os participantes. “Conseguimos passar para as crianças que melhor do que pescar é manter vivo o espírito de preservar o habitat natural dos peixes, promovendo o pesque e solte e não degradando o meio ambiente”, concluiu ao final do campeonato.
Festival de Gastronomia
O vencedor do I Festival Gastronômico do Peixe realizado durante a programação do Pesque Palmas 2009 e que representará o Tocantins como prático típico do Estado no Salão Nacional do Turismo em São Paulo, foi Washiwgton Schneiberg com o prato “Pizza de Peixe com Massa de Mandioca” totalizando 171,25 pontos, em segundo lugar outro prato de Washington, “Peixe com Ervas Finas”.
“Só tenho a agradecer a oportunidade de participar desse evento. O PesquePalmas é agora uma atração que se consagra com esta edição. Parabéns a MH Comunicação e ao clube de pesca Jalapão pelo sucesso desta terceira edição, comentou Washigton, que agora prepara as malas para representar a culinária Tocantinense no maior evento nacional de turismo em São Paulo
Fonte: Assessoria de Imprensa