Ao chegar aos 11 anos de existência, a Agrotins deu mais um passo importante para expandir seu leque de alcance e mobilizar os mais diversos segmentos empresariais e de serviços do Tocantins. Considerada a maior feira agrotecnológica do norte brasileiro, o evento além de focar no aspecto ambiental (tema é “Agropecuária de baixo carbono”), busca parcerias para impulsionar o comércio e turismo tocantinense. Nesta quinta-feira, 31, empresários e representantes de instituições públicas e representativas de vários segmentos definiram formas de atrair a participação da iniciativa privada.
Sucesso na área de venda de tecnologia agropecuária, com estimativa de negócios na casa dos R$ 70 milhões para 2011, uma das metas da Agrotins é unir os mais diferentes setores empresarias do Estado na feira. "A feira é focada na tecnologia agropecuária. Porém, não só esse mercado tem potencial para participar e vender seus produtos. Todo o comércio pode participar e lucrar com a Agrotins, desde taxistas, restaurantes, bares, hotéis, locação de veículos, turismo e comércio varejista", disse o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, durante apresentação Agrotins ao grupo.
Além da movimentação financeira de R$ 70 milhões, a Agrotins deve atrair público aproximado de 50 mil pessoas. "Queremos que Palmas e o Tocantins abracem a Agrotins, que considerem a feira importante para a cidade com objetivo de chamar cada vez mais turistas para cá, que trará um incremento no comércio em geral", complementou Pádua.
A feira acontece de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Já o lançamento será na terça-feira, 5, no Palácio Araguaia.
Atrativos e parceiros
Uma série de atrativos e iniciativas serão implementados durante o evento. "O objetivo é também levar a Agrotins para fora do Centro Agrotecnológico, ou seja, para dentro da cidade de Palmas, para o Estado. Como? Com participação do comércio, das lojas, dos empreendimentos ligados à gastronomia, hotelaria, serviços de transporte e turismo. Com isso, estaremos divulgando o Tocantins e seus potenciais", disse o coordenador de infraestrutura e eventos da Seagro, Fernando Fernandes Garcia.
Durante a reunião ficou definido que cada uma das associações parceiras da Agrotins vai buscar junto aos filiados propostas de participação. "A Associação de Taxistas, por exemplo, entrará em contato com seus filiados e trará para nós como podem participar e o que precisam para se integrar. O que vão oferecer? Preços promocionais? Isso é a categoria que vai decidir. O mesmo acontecerá com agências de viagens, bares, restaurantes e hotéis", disse Garcia.
Também presente na reunião, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Lúcio Flávio Marini Adorno, garantiu participação na mobilização de instituições e empresas do ramo do turismo. Ficou definido que empresas e profissionais liberais da área encaminharão à Adtur propostas de participação durante o período da feira.
Também foram discutidas propostas de roteiros gastronômicos e de turismo, de negócios ou convencionais com os principais pontos atrativos do Tocantins. Representantes das secretarias estaduais do Comércio e Indústria, da Educação e Esportes e Juventude também garantiram participação no evento.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro