“A conquista da autonomia vem por meio do sonho, do desprendimento e da união das lideranças. Tenham coragem e bravura e acreditem na causa”. Com essas palavras o governador Siqueira Campos recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, uma comitiva da Bahia composta por políticos, empresários, jornalistas e representante de organizações sociais que busca a redivisão do Estado, com a emancipação do Oeste baiano e a criação do Estado do São Francisco.
A comitiva liderada pelo deputado Herbert Barbosa (DEM-BA) veio ao Tocantins em busca de sua experiência na luta pela emancipação para embasar a luta pela independência da região Oeste da Bahia.
Durante o encontro com a comitiva o governador Siqueira Campos contou um pouco de sua luta e frisou a importância da união das lideranças. “Na época tratavam o norte como um peso morto, mas nossa área nunca foi nada disso. Nossa área sempre teve um potencial imenso e foi isso que buscamos demonstrar a todos. Nós demonstramos que a emancipação seria boa para os dois lados e que o que essa região precisava era de ter um governo”, enfatizou o governador.
O governador Siqueira Campos também ressaltou a importância de reformas para o desenvolvimento do País e frisou a necessidade do novo pacto federativo para que os estados e seus municípios possam crescer. “Tem que se modernizar e para isso são necessárias as reformas, para o desenvolvimento das cidades. Essas reformas já se tornaram inadiáveis e não se pode achar que os territórios são intocáveis. O que é intocável é o direito, a vida e a assistência do poder público àqueles que estão necessitados”, afirmou o governador, que completou dizendo que “a criação do Estado do São Francisco ajuda sobremaneira o Tocantins, a Bahia e o País”.
Durante o encontro o governador entregou à comitiva um levantamento de toda sua luta histórica na Câmara dos Deputados pela criação do Tocantins, com depoimentos e pronunciamentos. O governador também recebeu da comitiva um convite para visitar a região e proferir uma palestra sobre o processo de criação do Tocantins.
Estado do São Francisco
O movimento pela divisão da Bahia foi iniciado ainda em 1850 e tramita no Congresso Nacional. Se aprovado o novo estado localizado no Oeste baiano terá 32 municípios, PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 10 bilhões em 2011 e população de 1,2 milhão de habitantes em 173 mil quilômetros quadrados.
Fonte: Secom