Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Além do lançamento oficial, o segundo dia da programação da Agrotins 2011 será marcado pelo início das atividades voltadas aos setores de aquicultura e pesca. São inúmeras atividades, como palestras e até degustação de várias espécies. A programação começa logo pela manhã, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Numa área de 1.000 metros quadrados, a Subsecretaria de Aquicultura e Pesca, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), montou diversos aquários com pirarucus, tambaquis, caranhas, surubins e matrinxãs, tanques-rede (instalados no Lago de Palmas) e um espaço gastronômico com peixes produzidos em fazendas tocantinenses. No local também haverá palestras sobre a criação de peixe.

De acordo com a subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuki Hyashida, os agropecuaristas, grandes e pequenos, terão a oportunidade de conhecer mais sobre a criação de peixes em tanques-rede e açudes. “O Tocantins tem um grande potencial, no que se refere à aquicultura, em razão da quantidade de rios e lagos. Falta apenas produzir e através desse incentivo com a Agrotins, acreditamos que esse potencial possa ser melhor explorado”, afirmou a subsecretária.

Dentre as atividades realizadas na área da aqüicultura a partir desta quarta-feira, 11 de maio, o destaque vai para uma inovação em termos de Agrotins: a cozinha gastronômica com peixes produzidos em fazendas tocantinenses. Nesse espaço, os visitantes poderão conhecer novos pratos, feitos a partir do peixe e ainda fazer degustação – esses partos serão utilizados em algumas escolas públicas do Tocantins brevemente.

A cozinha foi montada pelo Sesi - Serviço Social da Indústria. A Subsecretaria de Aquicultura e Pesca também contou com o apoio da Marinha e da Embrapa Aquicultura e Pesca para desenvolver suas atividades.

Programação Geral

Nesta quarta-feira será a abertura oficial da 11ª Agrotins, com a presença do governador do Tocantins, Siqueira Campos, do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, e da senadora e presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais. O evento está previsto para ter início às 10 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na quarta-feira também haverá diversas palestras, que serão ministradas por técnicos da Seagro, do Ruraltins, da Adapec, da Unitns, do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, da UFT – Universidade Federal do Tocantins, da Faculdade Católica do Tocantins e da Ulbra – Universidade Luterana do Brasil.

Entre os temas estão agricultura familiar, cooperativismo, energia eólica, reciclagem, boas práticas de produção de alimentos, controle de pragas, manejo de ovinos, controle de pragas, normas de produção de abacaxi, importância de gestão nas propriedades rurais, cultivos de flores tropicais, utilização de plantas medicinais e agropecuária sustentável.

Além das palestras, as clinicas veterinárias também farão parte da programação desta quarta-feira. Cultivo em sistemas integrados, planejamento rural, biodiversidade, geração de energia elétrica a partir do biogás, fruticultura, manejo de abelhas e recuperação de pastagens são alguns dos assuntos a serem abordados.

A programação da Agrotins segue nos dias 12, 13 e 14 de maio. O tema da feira este ano é “Agropecuária de Baixo Carbono”.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Agrotins