Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Um levantamento realizado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito apontou que, de novembro de 2010 a abril de 2011 foram registrados, em Palmas, um total de 35 ocorrências de acidentes no trânsito provocados por buracos. O relatório foi encaminhado para a prefeitura da Capital, ao Detran e ao Ministério Público.

A pesquisa apontou que 51,42% dos acidentes registrados provocados por buracos, produziram danos e lesões corporais e 48,58% o prejuízo foi apenas nos veículos.

De acordo com o delegado titular, Alberto Carlos Rodrigues Cavalcante, o número é considerado alto, por serem analisadas apenas as ocorrências de acidentes provocados por buracos. “Sabemos que a maior parte das pessoas não registra ocorrência para os casos de roda empenada, pneu estourado ou furado”, disse.

O relatório mostra que 65,70% dos envolvidos nesse tipo de acidente são homens, sendo que 42,85% em carros e 22,85% com motocicletas. O número, quanto às mulheres, é preocupante. Quando se trata de acidente com motocicletas, a pesquisa apontou que dos 34,30% das motos, 28,59% eram pilotadas por mulheres. Já em acidentes com carros, apenas 5,71% dos acidentes, os veículos eram conduzidos por elas.

O delegado Alberto frisou que o condutor deve evitar andar quando está chovendo ou quando as enxurradas ainda estiverem altas. “A pessoa não pode acreditar na profundidade dos buracos. Quando chega a temporada de chuvas, o número de buracos tende a aumentar”, concluiu.

Todos os órgãos envolvidos no sistema de Trânsito como, Ministério Público, Agência Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes - ATTM, e o Detran receberam cópia do relatório para tomar as providências cabíveis.

Fonte: Ascom SSP