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Economia

A inadimplência do consumidor registrou alta de 8,21% em maio de 2011, na comparação com o quinto mês de 2010. Os dados são da Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas/ Serviço de Proteção ao Crédito/SPC Brasil. Foi a quarta elevação seguida da taxa em 2011 frente os resultados do ano anterior, o que causa preocupação do comércio e reforça a cautela do varejo para os próximos movimentos da inadimplência. Em palmas a inadimplência também registrou alta em maio com elevação de 31%

Consultas

Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, maio apresentou alta de 7,76% com relação a igual mês de 2010, a segunda elevação seguida na mesma base de comparação, reforçando a tendência de otimismo nas vendas para o restante do ano. Neste item, o crescimento em Palmas (TO) foi maior que o nacional com 19,1% de elevação no número de consultas em relação ao mesmo período do ano passado.

Cancelamentos de registro

Os números de cancelamento de registros, que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo, também foram positivos em maio, apresentando uma alta de 7,36% ante o mesmo mês de 2010. O maior volume de cancelamentos também decorre do cenário aquecido de vendas, uma vez que o consumidor tem de estar adimplente para manter seu consumo nas compras a prazo. Ante o mês de abril, igualmente houve alta nos cancelamentos de CPFs inscritos no cadastro de devedores do SPC Brasil, de 9,67%, dado que reforçou o bom resultado também no acumulado do ano, com elevação de 3,84%. Em Palmas os cancelamentos aumentaram em 24%.

Ano

No ano, o indicador de inadimplência já acumula alta de 3,61%, após iniciar o ano em baixa de 10,09%, em razão, sobretudo do ciclo de aperto monetário, com o aumento da taxa de juros básico, e as medidas de contenção de crédito adotadas ainda no fim de 2010 pelo Banco Central. A comparação com o mês de abril mostrou uma queda da inadimplência de 0,27%. É uma tendência do brasileiro em honrar compromissos para pode manter-se ativo no consumo.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL Palmas