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Educação

O 2º Seminário Internacional de Educação Integral – “Aprimoramento e novos desafios” – teve sua abertura oficial na noite de ontem, quinta-feira, 25, com a participação de mais de 1.200 educadores que lotaram o salão do Aquarius Eventos, localizado na Avenida Teotônio Segurado. O evento acontece até sábado, 27, com trocas de experiências e reflexões para o aprimoramento de práticas e de novos desafios na Educação Integral.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito de Palmas, Raul Filho, a primeira-dama e deputada estadual, Solange Duailibe, o secretário Municipal da Educação, Zenóbio Júnior, o oficial de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Wagner Santana, o diretor de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Leandro Fialho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque, e outras autoridades municipais, estaduais e nacionais.

Segundo o prefeito Raul Filho, o projeto de Educação Integral é um compromisso de sua gestão, assim como a valorização dos profissionais. “Não digo que Palmas tem uma educação de excelência, mas tem suas vitórias e conquistas, porque é um projeto que não tem fim, sempre tem algo para fazer e para melhorar. O MEC tem nos referenciado em outras cidades por nossa política de educação integral, o que não seria possível se não fosse a dedicação e comprometimento com uma educação de qualidade por parte dos profissionais da educação de Palmas”, concluiu.

Para a parlamentar e primeira-dama de Palmas, Solange Duaillibi, educação é sinônimo de vida, de amor, de dedicação e de progresso. “Educação é tudo! É por isso que hoje a Prefeitura ‘colhe’ tantos frutos na Educação e não foi apenas com os 25% previstos em lei, mas também com recursos e investimentos que o prefeito e parceiros políticos conseguiram por acreditarem neste projeto inovador”, afirmou.

De acordo com o secretário da Educação, Zenóbio Júnior, o seminário tem como objetivo dar continuidade às reflexões iniciadas no 1º seminário realizado em 2009, bem como, fomentar o intercâmbio entre os diferentes povos. “Na atualidade, diferentes culturas têm buscado modernizar e aprimorar a educação de tempo integral como forma de garantir uma educação emancipadora de qualidade”, acrescentou.

Jordana Jácome, diretora de Ensino Fundamental da Semed, sintetizou o seminário como um espaço para atualizar conhecimentos, efetivar o intercâmbio cultural, ouvir relatos de experiências locais, nacionais e internacionais. “O objetivo é tecer reflexões de renomados estudiosos e educadores do cenário internacional do século XXI“, concluiu. (Ascop)