Com uma programação repleta de atrações artísticas, shows, performances, exibições de filmes e espetáculos teatrais, a 4ª Mostra de Cultura do Sesc Tocantins – Aldeia Jiquitaia acontece no final desse mês, nos dias 29 e 1º de novembro, no Centro de Atividades do Sesc. A mostra tem como objetivo reunir e expor a cultura tocantinense de forma gratuita e com fácil acesso.
Segundo a coordenadora de Cultura do Sesc, Ana Friedland, o projeto já vem sendo desenvolvido há quatro anos, mas este ano uma das novidade é o novo nome que faz menção a dança típica da região central do Tocantins. “No ano passado, ocorreu a consolidação do projeto como atividade sistemática do Sesc/TO e como evento multicultural de referência para a cidade de Palmas e para o Estado do Tocantins. Para isso, esse ano, além do nome que foi mudado, a programação também está mais rica e mais elaborada. Jiquitaia é o nome de uma formiga pequena e vermelha que deu origem a um passo da Sússia - dança regional tocantinense¸ que tem movimentos frenéticos da retirada desta formiga do corpo. A escolha se deu em uma forma de valorizar ainda mais a cultura tocantinense”, ressaltou.
Teatro
Fazendo parte também do projeto Palco Giratório, o Grupo Moitará (RJ) se apresentará com as peças “Acorda Zé! A comadre tá de pé!” e “Quiprocó”, nos dias 30 e 31 de outubro respectivamente. Com classificação livre e gênero comédia, ambas as peças tratam de assuntos voltados ao universo cultural brasileiro, fazendo um paralelo entre alguns tipos populares da nossa cultura.
Além disso, o grupo Moitará (RJ) ministrará duas oficinas, a de Confecção de máscaras e a de Técnicas de utilização de Máscaras, na sala de oficinas do Centro de Atividades do Sesc, de 30 de outubro a 1 de novembro. O Grupo Moitará, que atua desde 1988, é reconhecido pela pesquisa continuada que desenvolve sobre o as funções da máscara nas artes cênicas.
No dia 1 de novembro, acontecerá o I Festival de Esquetes Jiquitaia, às 18h, no Teatro Sesc Palmas. Também conhecido como Sketch, o termo se refere a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, com menos de dez minutos de duração.
Cinema
Comemorando o Dia Internacional da Animação, 28, a Aldeia Jiquitaia integrou também em sua programação a Mostra Nacional e Internacional de Animação. O Dia Internacional da Animação é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA, contando com a parceria da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA e da Universidade Federal de Santa Maria. Os curtas serão exibidos simultaneamente em centenas de cidades brasileiras e em 30 países, como França, Rússia, Estados Unidos, Índia, Portugal, Egito e Austrália. Este é considerado o maior evento simultâneo do gênero no mundo e tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. As exibições começam no dia 28 e seguem até o dia 30, com sessões às 16h e às 19h30.
Literatura
E para os amantes da leitura, a programação conta ainda com a Parede Poética – O cordel e o cantador. A Mostra didática sobre literatura de cordel acontece durante todos os dias da Aldeia Jiquitaia. Durante o Jiquitaia Sarau, acontece também as intervenções literárias com os cordelistas José Valdemir Rodrigues e Wanderberg Pereira Rodrigues, no dia 29 de outubro, às 19h30.
Artes plásticas
Entre os dias 29 de outubro e 29 de novembro, acontece também a Exposição de arte “Além do Esterno” de Elpidio de Paula e Filipe Porto. A exposição perpassa por questões éticas, morais, religiosas e pessoais diante a beleza de um corpo desnudo. As obras também discutem a relação entre a natureza biológica e a natureza social do homem. Os artistas utilizam sua experiência empírica para analisar a beleza do corpo fora de sua estética habitual. O vernissage acontece no dia 29 de outubro, às 19h.
Além da exposição de artes, o participantes do Núcleo de Pesquisa em Performance do Sesc irá apresentar alguns trabalhos na Aldeia Jiquitaia. No total, seis performances serão oferecidas. Com temas diferenciados, as performances acontecem nos dias 29,30 e 31 de outubro.
Música
Durante a programação, a música também fará parte das atividades por meio de intervenções ao longo do dia. No dia 29, no Jiquitaia Sarau, quem se apresentará é a banda Vinil Digital e o conjunto Jazz Master. Já no dia 30, próximo à área de lazer (piscinas), a apresentação fica por conta do Bloco Paralelo que mistura instrumentos de percussão com instrumentos de cordas, criando uma musicalidade brasileira e contagiante. No dia 31, quem irá fazer a intervenção musical no Centro de Atividades é o cantor e musicista Marcos Lima. (Ascom Sesc)