O autoteste de HIV, nas versões de punção digital e oral, segue disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Henfil, que funciona no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, localizado na Avenida Siqueira Campos, quadra ACSU-SE 110.
Os dispositivos, ofertados de forma prática e gratuita pelos serviços de saúde da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Saúde, permitem que todo cidadão ou cidadã realize o teste no momento e local que considerar mais adequado, assegurando maior privacidade e comodidade.
Outro método de prevenção são os preservativos. A Semus também disponibiliza novos modelos, mais finos e confortáveis, em duas versões: lisos e texturizados. A coordenadora da área técnica das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Semus, Larissa Timponi Medeiros, ressalta que não há restrição para a retirada. “Uma única pessoa pode retirar quantos quiser. Isso vale tanto para o autoteste quanto para os preservativos”, destaca.
Ela reforça ainda que o autoteste de HIV pode ser utilizado como estratégia de prevenção combinada, que reúne diferentes métodos de prevenção ao HIV e a outras ISTs, utilizados de forma simultânea ou complementar, conforme a realidade de cada pessoa. No entanto, é importante destacar que o HIV é apenas uma das ISTs que podem ser transmitidas, e que o preservativo continua sendo a única forma de proteção capaz de evitar todas as ISTs.

