A camisinha segue como um dos principais métodos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Entre as estratégias de prevenção combinada, a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), orienta o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, conhecida como PrEP, associada ao preservativo. A combinação dos métodos amplia a proteção contra o HIV, enquanto a camisinha permanece indispensável para a prevenção da maioria das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A enfermeira da Semus, Carolina Freitas, explica que a PrEP é indicada para pessoas a partir de 15 anos, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O método consiste no uso diário de um medicamento antirretroviral, que reduz de forma significativa o risco de infecção pelo HIV. “A PrEP não previne outras infecções sexualmente transmissíveis nem a gravidez, por isso o uso combinado com a camisinha é recomendado”, destaca.
O medicamento é indicado para pessoas sexualmente ativas e deve ser utilizado com acompanhamento regular nas unidades de saúde. A proteção contra o HIV começa após sete dias de uso contínuo para sexo anal e após cerca de 20 dias para sexo vaginal, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Onde conseguir a PrEP
Todas as Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada para o acesso à PrEP, mas a dispensação é realizada exclusivamente no Henfil, localizado no Centro de Atenção Especializada em Saúde Dr. Ewaldo Borges, na Avenida LO-09 Quadra Arso 31 (303 Sul).

