Palmas é uma das capitais a compor a comissão que tem como meta desenvolver uma política de saúde voltada para o trabalhador, a pertinência do tema se dá em função do prejuízo sofrido pela administração pública, tendo em vista o alto índice de faltas e afastamentos requisitados para tratamento. Comissão foi composta durante o 56º Edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais – FONAC –, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na capital do Acre, Rio Branco.
Os participantes Fórum, entre eles a secretária de Planejamento e Gestão Ana Carolina Emmerich, conheceram um Estudo sobre Absenteísmo e Adoecimento de Servidores no Município de Goiânia- GO. O estudo apresentou modelos de análise dos dados que posteriormente possibilitarão o direcionamento de ações preventivas nas áreas mais necessitadas.
A situação prática, chama de case, apresentada destacou, inicialmente, a necessidade de um levantamento de indicadores, buscando a regionalização e mapeamento desses. Por isso, foi instituída uma comissão que desenvolverá uma proposta com viabilidade prática nas respectivas capitais que compõem o grupo de trabalho. Há necessidade de uma individualização dos problemas mais recorrentes em cada cidade, pois é isto que vai nortear a tabulação dos dados/informações e para então estabelecer um filtro fundamentado em prévio estabelecimento de critério.
Sobre o assunto, a Secretária Ana Carolina Emerich afirmou que: “não é uma novidade, todos sabemos que promover políticas que priorize a prevenção custa muito menos e apresentam resultados mais eficazes. Contudo, não é tão simples criar um programa dessa natureza. Acreditamos que discutir nossos problemas com a ajuda de quem também busca objetivos parecidos favorece a implantação de um sistema mais organizado, pois o que tiver sendo testado e der certo a gente incorpora. Com isso evitaremos desperdício de recursos e de tempo”.
Além de Palmas, compõem o grupo sobre essa temática Fortaleza e Goiânia. O primeiro encontro do grupo de trabalho está programada para o dia 02 de dezembro, às 14h, por meio de uma vídeo conferência. A intenção das cidades que compõem a comissão é de que proposta de trabalho sobre a saúde do trabalhador seja apresentada na 57ª edição do FONAC prevista para acontecer em março do próximo ano. (Ascop)