Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O sistema de matrículas para os alunos da rede estadual de ensino vai passar por uma grande mudança. A solicitação de vagas agora será feita através de cadastramento de alunos pelo telefone 0800-635050.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 16, na sala de reuniões da sede da Seduc. “Não queremos mais que os pais tenham que acampar na frente dos colégios para tentar garantir uma vaga na escola para os filhos. Não é dessa maneira que queremos atender as famílias. E a implantação desse sistema vai garantir aos alunos que desejam ingressar na rede estadual, o acesso democrático com igualdade de condições, confiabilidade e qualidade no atendimento”, garantiu o secretário de Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza.

O novo sistema apresentado irá otimizar os espaços nas escolas, trará mais transparência, permitirá a economia de papel, vai acabar com o problema da duplicidade de matrículas, da superlotação de salas de aulas e da falta de vagas de alguns locais. “Esse sistema vai evitar que sejam matriculados mais alunos por turma do que é permitido por lei. A gestão será da Seduc, não da escola, de forma que não haverá mais superlotação em nenhuma unidade escolar. Não teremos mais do que 40 alunos por turma de Ensino Médio, 38 alunos nas séries finais do Ensino Fundamental e 28 alunos nas séries iniciais. Quando a turma tiver alunos especiais, o número de alunos por turma cai. Nas séries iniciais, por exemplo, passa a ter no máximo 25 alunos”, explicou.

Outra novidade é o fim da desinformação dos pais com relação ao sistema de ensino. “Neste sistema os pais poderão, por exemplo, acompanhar o conteúdo ministrado, as notas, a frequência do filho, e dentro do período de matrícula, o sistema auxilia na identificação de vagas, transferência de alunos, enfim, é um passo definitivo na informatização das escolas", pontuou o secretário.?Esse acompanhamento será feito pela internet no site http://sge.seduc.to.gov.br.

A nova ferramenta foi apresentada pela Seduc a representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, diretores das instituições de ensino, educadores e imprensa. As escolas municipais também poderão aderir ao sistema, que será apresentado a todos os representantes municipais durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Assembleia Legislativa.

Como será o sistema de matrícula

O estudante será avisado no momento da solicitação quanto aos turnos e modalidades de ensino disponíveis nas unidades escolares de sua preferência e poderá sugerir três escolas de sua escolha e o sistema irá alocá-lo em uma das unidades. A confirmação da matrícula pode ser consultada também pelo telefone e a efetivação deverá acontecer na unidade escolar onde o aluno foi alocado pelo sistema, por um dos pais ou responsável, caso o estudante seja menor de idade.

A prioridade das vagas remanescentes nas escolas é de candidatos que já tenham um irmão que estude na unidade de ensino ou que seja portador de necessidade especial. Os restantes dos alunos serão escolhidos através de sorteio, feito pelo sistema informatizado.