Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Será realizada neste sábado, dia 11, a Assembleia Geral Ordinária para eleição do Conselho Administrativo e Fiscal do Distrito de Irrigação do Pólo de Fruticultura São João, localizado no km 31 da TO-050, direção Palmas/Porto Nacional. A assembleia ocorrerá a partir das 9 horas, no Galpão do SJ – 4, na sede do projeto.

As chapas são compostas por irrigantes legais, proprietários dos lotes. Duas chapas estão concorrendo, uma formada por sete irrigantes, representando os pequenos produtores e a segunda, composta por dois irrigantes, representando os empresários.

De acordo com informações da Superintendência de Irrigação e Drenagem da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, 204 irrigantes participarão do processo de votação, já que dos 361 lotes do projeto, apenas essa quantidade está ocupada.

A eleição do Conselho representa a constituição de fato do Distrito de Irrigação, que terá mais autonomia para gerir e reivindicar os benefícios para o projeto. “A instituição do Distrito vai transferir a responsabilidade administrativa como um todo do projeto, desde o plantio à comercialização da produção dos irrigantes”, assegurou o José de Assis Carolino, coordenador de Apoio à Irrigação.

Após o pleito, a sede provisória de funcionamento do Distrito de Irrigação será no Galpão do SJ – 4 e a posse do Conselho está prevista para ocorrer em 15 dias.

Projeto

O projeto Pólo de Fruticultura Irrigada São João é fruto de uma parceria do Governo Federal e do Governo do Tocantins, que tem o objetivo de gerar renda e emprego por meio da prática da agricultura irrigada. Ao todo são 361 lotes, dos quais 204 estão ocupados e em breve será aberto o quarto processo licitatório de mais 24 lotes. Destes, 12, são áreas destinadas ao pequeno produtor e 12 lotes empresariais para produtores de médio porte. (Ascom Seagro)