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Educação

Foto: Lucas Nascimento

Por ter obtido um retorno positivo após a implantação do Programa Mais Educação no próprio contexto escolar, o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Taquaruçu, foi uma das 10 unidades escolares de todo o Brasil escolhidas para ter a história contada em uma série de documentários a ser exibida no “2º Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada: Boas Práticas no Mais Educação”, que acontece em Brasília do dia 27 ao 29 de novembro. A seleção das escolas-destaques foi feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) na produção de 10 curtas documentários de cinco minutos que retratam exemplos positivos da aplicação do Mais Educação.

Contando com um total de 146 dos 793 alunos no Mais Educação, o Colégio Estadual Duque de Caxias oferece a estes inscritos, nos contraturnos das aulas, oficinas de Mídias e Tecnologias; Esporte e Lazer, inclusive com Capoeira; Teatro; Coral; e Reforço Escolar, com acompanhamento pedagógico tanto no Letramento quanto na Matemática. Antes da inserção do Mais Educação, a unidade havia alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a marca de 5,1 pontos, em 2009. Após a chegada do Programa, isto no ano seguinte, houve uma melhoria de 0,5 ponto, chegando aos positivos 5,6 pontos na avaliação de 2011.

Referência em Ensino Integral

Responsável pelo Mais Educação na rede estadual de ensino do Tocantins, Nelma Maria Matias Pinheiro, exaltou o Programa, destacando que o Estado é referência nacional em Ensino Integral no Brasil. “O Mais Educação veio a somar com todas as unidades que passam a aplicar o Programa. Toda escola de tempo integral ou que usa a jornada ampliada tem apresentado uma grande melhoria nos índices educacionais, e aqui nós temos o Salto, nosso sistema de avaliação que ajuda a detectar isto. Toda unidade pública que tenha o Ensino Fundamental pode se candidatar a receber o Programa, basta se planejar e elaborar um plano de atendimento na escola para receber os apoios pedagógicos e financeiros previstos pelo Mais Educação, que são complementares aos 25% previstos nos orçamentos de governo”, explicou Nelma, lembrando que, no Tocantins, atualmente, 386 escolas aplicam o Programa.

Dedicação à Educação

A escolha do Duque de Caxias chegou de surpresa na unidade e foi muito comemorado pela pedagoga e coordenadora do Mais Educação na  unidade estadual, Maria Auzeny de Sousa Almeida, que ressaltou, ainda, o valor do Programa. “Foi muito agradável receber a notícia de que fomos escolhidos, até porque temos o Mais Educação como uma bênção aqui para todos nós. O trabalho em jornada ampliada não é do mais fácil, mas é possível de ser realizado porque dedicamos muita atenção e carinho ao que fazemos aqui, aos nossos alunos. Por isto tantos pais, que normalmente trabalham o dia todo, ficam felizes e tranquilos por saber que os filhos deles passam as manhãs e tardes no colégio, aprendendo mais coisas positivas, não ficando em casa sem fazer nada ou até mesmo nas ruas, expostos a qualquer tipo de perigo. Neste processo socioeducativo todos saem ganhando”, ressaltou a educadora.

Formando cidadãos

Produtora da Imagina Filmes, empresa carioca responsável pela gravação dos curtas-documentários, Júlia Fonseca Bastos explicou que a equipe de filmagem passou por 10 diferentes estados registrando realidades escolares distintas, mas que têm em comum a maneira destacável como fazem uso do Programa de jornada ampliada. “A proposta do material que vamos produzir é evidenciar o trabalho de 10 escolas que tinham um Ideb baixo e que reverteu isto após a implantação do Mais Educação na própria unidade, mostrando que o Programa traz frutos positivos, até porque a Unesco e o MEC encaram o Mais Educação como uma alavanca para a Educação Integral, que até 2020 deve ser implantada em todas as escolas do Brasil. Por mais que a gente tenha visto realidades bem distintas nos lugares por onde passamos, nós percebemos que em todos eles o comprometimento dos professores e alunos com o Programa é muito intenso, chegando a criar um vínculo afetivo entre eles, o que é convertido em uma relação de amor entre os envolvidos, e isto é importante, principalmente para os alunos, que não recebem só informações teóricas, mas também valores humanos, de mundo, o que reflete na atitude deles. E nos nossos filmes nós vamos destacar justamente isto: a formação não só do aluno, mas do cidadão”, disse Júlia, lembrando que os estados visitados foram Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, sendo que Minas Gerais é o próximo e o último a receber a equipe, que tem a Ângela Zoe como diretora e, em Palmas, contou com a presença do cinegrafista Anderson Coutinho.

Beneficiados exaltam o Programa

Lucas Pereira de Castro é aluno do 3º ano do Ensino Fundamental e disse gostar muito das atividades que frequenta no Mais Educação. “Nem todo mundo gosta de Português e Matemática, mas eu gosto muito das aulas de reforço porque sei que elas são importantes para a minha vida. E tem o futebol e a capoeira também, que sempre são divertidos. Antes eu só ficava em casa, fazia o meu dever e via televisão o resto da manhã todinha; agora estou aprendendo muitas outras coisas”, falou o estudante.

Pai de três alunos no Colégio Estadual Duque de Caxias, Osiel Batista dos Santos apoia o esforço dos filhos na jornada ampliada de estudos. “Eu sempre trabalhei na fazenda e a minha vida é isto, mas eu acho muito importante os meus filhos se esforçarem tanto para aprenderem mais e ainda fico tranquilo por saber que enquanto eu trabalho eles estão em segurança. Nós moramos na nossa chácara, que fica a 20 quilômetros do colégio, mas, mesmo assim, eles acordam cedo para pegar o ônibus escolar e ficam a manhã e a tarde estudando, aprendendo coisas que podem ajudar todos eles a encontrar um bom trabalho no futuro. Mesmo que eles escolham por algo fora da fazenda, eu vou apoiar e torcer pela felicidade dos meus filhos”, disse o orgulhoso pai de Ismael (16 anos), Andréia (15) e Amanda (12), e de mais quatro filhos, sendo que as três mais velhas também estudaram no Duque de Caxias e o caçula, segundo Osiel, “só aguarda completar idade para ir para a unidade”. (Ascom Seduc)