Em uma escala de 1 a 5, a Universidade Federal do
Tocantins (UFT) manteve, em 2012, seu Índice Geral de Cursos (IGC) no nível 3.
Além disso, das seis graduações da instituição avaliadas no ano passado, e que
tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgado nesta última sexta-feira (06)
junto com o IGC no Diário Oficial da União (DOU), três apresentaram notas mais
altas que as obtidas em 2009, uma manteve o índice e uma foi avaliada pela
primeira vez (veja a lista no final desta matéria). Os dados são do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e estão
disponíveis aqui.
Dos cursos da UFT avaliados em 2012, os cursos de Direito, Ciências Econômicas
e Jornalismo apresentaram melhora no desempenho em relação a 2009 e
conquistaram o conceito geral 4, o mesmo obtido pelo Curso de Tecnologia em
Logística, avaliado pela primeira vez. O curso de Administração manteve o
conceito 3 e Ciências Contábeis obteve conceito 2. Em relação ao Enade, que
avalia os concluintes das graduações e ajuda a compor o CPC, os cursos de
Direito e Logística obtiveram o conceito 5, e os demais 3 no ano de 2012.
Confira os resultados do Enade aqui.
A avaliação das instituições (IGC) leva em conta a qualidade dos cursos de
graduação e de pós-graduação avaliados no triênio (2010-2012), com base no CPC
(Conceito Preliminar de Curso), no caso da graduação, e na Nota Capes, no caso
da pós-graduação. O resultado desses valores é apresentado na forma de faixas
de conceitos que vão de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insatisfatórios e 3, 4
e 5 considerados satisfatórios.
Já no cálculo do CPC, o desempenho dos alunos no Enade é o que tem maior
peso: representa 55% do total do índice, que considera também a avaliação da
infraestrutura (15%) e do corpo docente (30%).
Para compor o IGC-2012 da UFT, 29 cursos foram avaliados desde 2009 (incluindo
os seis divulgados nesta sexta-feira) e a maioria desse total (26) obteve
melhora ou manteve os índices anteriores.
No último triênio, a UFT também apresentou melhora no conceito médio de
Graduação (que passou de 2,39 em 2009 para 2,86 em 2012), mas foi o conceito
médio do Mestrado em 2012 (3,25), o que mais puxou o IGC para cima. O número de
cursos avaliados na instituição também aumentou, de 28 no Enade 2009 para 35 em
2012. Nem todos esses cursos, porém, possuem ainda um CPC, pois para
isso é necessário ter participado do Enade com alunos ingressantes e
concluintes.
"Esses conceitos positivos reforçam a tendência de elevação da qualidade
dos cursos da UFT pela contínua capacitação dos professores em nível de
mestrado, doutorado e pós-doutoramento; pelo aprimoramento da infraestrutura,
especialmente de laboratórios, e estabelecimento de parcerias que intensificam
a produção de conhecimento por meio da pesquisa e da pós-graduação",
comentou a vice-reitora da UFT, Isabel Auler, ao analisar os dados.
Segundo a professora Marli Vieira, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis,
a queda do desempenho reflete vários fatores, mas tende a ser revertida. Uma
das maiores dificuldades para isso, segundo ela, é a escassez de doutores na
área disponíveis para atuar na região. "Estamos trabalhando para aumentar
a qualidade do Curso de Contábeis e algumas dessas melhorias já são visíveis,
como o Laboratório e o Escritório Modelo. Em nível de Brasil, a região Norte
fica prejudicada porque no país existem apenas cinco doutorados na área de
Contábeis, todos nas regiões Sul e Sudeste. Mas esperamos receber professores
doutores no ano que vem, e que essa medida seja apontada no próximo
levantamento do Inep", comentou.
CPC-2012 dos Cursos da UFT divulgados nesta sexta-feira (6):
Administração (Palmas) - 3*
Direito (Palmas) - 4**
Ciências Econômicas (Palmas) - 4**
Ciências Contábeis (Palmas) - 2***
Tecnologia em Logística (Araguaína) - 4****
Jornalismo (Palmas) - 4**
* Manteve índice de 2009
** Cursos que obtiveram melhora em relação ao índice de 2009
*** Curso que obteve queda em relação a 2009
**** Curso não avaliado anteriormente
Sobre a avaliação
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de
qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua
composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e
doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito
preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota
Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em
faixas (de 1 a 5).
O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas
utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o
desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD e as variáveis de insumo.
O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e
programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e
de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.
A forma do cálculo do CPC tem implicações sobre a representatividade do IGC. Para
um curso ter CPC é necessário que ele tenha participado do Enade com alunos
ingressantes e alunos concluintes. Portanto, o IGC é representativo dos cursos
que participaram das avaliações do Enade, com alunos ingressantes e
concluintes. Como cada área do conhecimento é avaliada de três em três no
Enade, o IGC leva em conta sempre um triênio. (Fonte: Inep)