O impasse relacionado ao transporte escolar pode resultar no fechamento da rodovia em frente à Escola Brasil no município de Porto Nacional. Moradores do local e de comunidades adjacentes comunicaram ao Conexão Tocantins que farão manifestação nesta terça-feira, 24, a partir das 9 horas da manhã para chamar atenção pela falta de transporte escolar.
Segundo informou Gilmar Dias Soares, um dos representantes da comunidade, desde que as aulas abriram, até o momento, a Prefeitura não mandou nenhum ônibus para a zona rural buscar os alunos. “Não foi o transporte para lá até hoje, fomos na Prefeitura e nos informaram que não tinha previsão, nossas crianças ainda não foram a escola esse ano”, disse.
O morador informou que pelo menos três ônibus são necessários para transportar moradores das comunidades Manoel João, Curralinho, Citira, Taquari e Mumbuca nos dois períodos.
Procurado pelo Conexão Tocantins o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, garante que o problema já foi resolvido. “A Prefeitura já cumpriu a parte dela e o Estado já se firmou a pagar o que a gestão passada ficou devendo”, afirmou. O gestor disse que o governo anterior deixou de passar R$ 530 mil de repasse para a prefeitura referente a cinco meses do ano passado.
O gestor garantiu que o transporte já foi regularizado e que já conversou com representantes da comunidade sobre o assunto.
O Secretário Estadual da Educação, Adão Francisco já afirmou que o Estado pagará a segunda parcela de repasse deste ano aos municípios e ainda que a gestão analisa como pagará os valores atrasados que o governo passado não pagou dificultando assim a situação das cidades. Adão garantiu empenho total para que as crianças não fiquem sem ir às escolas.