O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional Urbano e Habitação (Sedruh) tem se empenhado em solucionar os problemas na execução das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida 1, no Tocantins. Um fórum proposto pela Companhia Hipotecária Brasileira (CHB) para esclarecer dúvidas e apontar soluções para as demandas do programa teve início nessa quarta-feira, 25. Estiveram presentes representantes dos municípios beneficiados, da Sedruh e da (CHB) - instituição responsável pela gestão financeira do Programa em 41 municípios tocantinenses. O evento segue até essa sexta-feira, 27.
Para o secretário da Sedruh, Aleandro Lacerda, essa é uma oportunidade de cada município expor sua demanda com o programa e buscar a resolução das dificuldades junto à instituição financeira. “A secretaria está disponível para dar todo o apoio técnico para os municípios resolver todas as pendências relativas a essas obras. Isso é fundamental, não só para atender à população que está precisando da moradia, como para que o município possa pleitear mais recursos para novas obras”, explicou o secretário.
De acordo com o representante da CHB, Kleber Tinoco, a previsão é que as pendências sejam resolvidas para entrega das obras até setembro desse ano. “As prefeituras têm relatado problemas com relação a empresa construtora contratada para a execução das obras. A solução que temos apontado é avaliar cada caso, ver a possibilidade de substituição da construtora por outra que vá concluir a obra”, pontuou.
Recursos
Os recursos financeiros para execução do Programa Minha Casa Minha Vida 1 nos 41 municípios do Tocantins são da ordem de R$ 14.625 milhões. Desse total, R$ 3.375 milhões são de contrapartida, que já foram pagos pelo Governo do Estado.
Ação
ara a retomada das construções a atual gestão já oficializou as instituições financeiras para apresentar diagnósticos e identificar as ações que deverão ser tomadas para a retomada das construções. (Ascom/Sedruh)