Além realizar o serviço de cadastro e atualização de dados dos pretensos beneficiários, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh) também faz um trabalho de acompanhamento social com as famílias. Com o intuito de manter a transparência e passar dados sobre o andamento dos projetos habitacionais, técnicos do social atendem diariamente estes pretensos beneficiários no Plantão Social.
Para a uma das técnicas do social, Rita De Cássia Bartok, esse é um trabalho fundamental para que os beneficiários possam receber esclarecimentos sobre os programas em que estão inscritos, apresentar sugestões e demandas. “Esse é um trabalho que vai além da entrega de uma unidade habitacional. Nele, nós também englobamos outras necessidades das famílias e fazemos encaminhamentos para o atendimento e outros programas sociais. Sem esse monitoramento, uma família contemplada pode voltar a apresentar demanda por habitação”, comentou.
Lindalva Jesus do Nascimento e Josinete Amorim dos Santos costumam ir ao plantão social a cada três meses para saber como está o andamento das obras nas quais são pretensas beneficiárias. “Gosto bastante de vir porque sabemos como está a situação das obras”, disse Lindalva.
O Plantão Social é realizado de segunda a sexta-feira na Sedruh e cada projeto habitacional conta com um horário específico para atendimento. Além disso, os técnicos sociais realizam periodicamente visitas domiciliares, entrevistas, estudos de caso e monitoramento das famílias cadastradas nos programas habitacionais. (Ascom/Sedruh)