O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa, nesse sábado, 17 de outubro, do projeto Palmas Para o Campo, promovida pela Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Sítio, localizada no entorno da capital. O evento acontecerá na Escola de Tempo Integral Girassol, no Assentamento Entre Rios,a partir das 9h, e pretende levar aos pequenos produtores rurais inovações para produção no meio rural.
Na oportunidade, Valdivino Fraga de Melo, gerente de Olericultura Agroecológica e Orgânica, do Ruraltins, abordará sobre as vantagens da produção orgânica. "Nosso objetivo é mostrar que em todo processo da produção orgânica são empregadas técnicas que respeitam o meio ambiente, visando a qualidade do alimento, não utilizando agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto fora do manejo dos sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo", explica o gerente.
Durante o encontro outra questão a ser apresentada aos participantes está relacionada ao processamento artesanal da mandioca. A técnica do Ruraltins, Ana Luiza Rodrigues Lobo, fará uma abordagem sobre as boas praticas de higiene que devem ser adotadas em todo o processamento da mandioca.
O evento reunirá agricultores familiares dos assentamentos Sítio, Veredão, Entre Rios, Grota d’ Água e Taquaruçu. Os cincos assentamentos beneficiam 260 famílias.
Capacitação
O Ruraltins busca com a capacitação dos agricultores familiares, levar novos conhecimentos, propiciando o aumento da produtividade, tornando-os assim mais competitivos para conquistar novos mercados e agregando mais valor a produção.