Empresários portugueses de vários ramos de atividades foram recebidos na tarde desta quinta-feira, 26, pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio do Vale, para conhecer as potencialidades de investimentos do Tocantins. Acompanhados pelo executivo do Grupo Lena no Brasil, José Queiroz, os empresários assistiram a uma apresentação feita por técnicos da secretaria, na qual foram expostas as oportunidades de investimentos nos setores do agronegócio, logística, mineração e turismo, com ênfase nos modais de transporte compostos por rodovias federais e estaduais, a Ferrovia Norte/Sul e a hidrovia.
“Nossa missão é facilitar ao máximo a entrada de empreendedores potenciais para promover o desenvolvimento do Estado”, afirmou o secretário. José Queiroz, por sua vez, agradeceu a receptividade e elogiou o aspecto técnico da reunião. “O empresário precisa exatamente superar a burocracia e ter posicionamento técnico e não político”, frisou.
Ele afirmou também que a intenção é fazer um intercâmbio entre diversas empresas brasileiras e portuguesas com vistas a promover o desenvolvimento e a inclusão social através da empregabilidade. “O Tocantins está no epicentro do Brasil e, diferente da Europa, onde tudo já foi feito, tem muito o que se construir”, pontuou.
Na avaliação do superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro, esta constatação do empresário português deve ser vista de forma positiva e bem compreendida pelos agentes do setor público. Para ele, o empresário demonstra que hoje, na Europa, o trabalhador com menor qualificação tem poucas chances de encontrar uma oportunidade, porque os edifícios, as indústrias, as estradas, entre outros, estão todos prontos, restando a esses trabalhadores as novas tecnologias, por exemplo, para aperfeiçoar uma edificação - o que torna relativamente limitada a absorção de grandes contingentes de mão de obra.
“Por outro lado, aqui temos oportunidades em diversas áreas, como a necessidade de novas edificações comerciais, industriais e habitacionais, estradas a serem pavimentadas, duplicadas e melhoradas, resultando em mais empregos e geração de renda. É bom termos essa constatação de um investidor que vem ao Tocantins e percebe isso como uma oportunidade também para ele obter retorno na aplicação do seu capital”, explicou.
Além do titular da Sedetur e do superintendente, participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos, Paulo Mendonça, e o diretor de Geologia e Mineração, Sérgio Taveira.