A senadora, ex-ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu (PMDB) sustenta que a maioria dos partidos pequenos são usados para extorquir candidatos. A declaração da senadora nesse sentido foi na sua página social do microblog Twitter, na sexta-feira, 22. "Maioria destes pequenos partidos de ocasião são usados para extorquir candidatos. Leilão de partidos para apoio nas eleições".
Segundo Kátia, o Brasil tem hoje 35 partidos registrados e no Tribunal Superior Eleitoral tem mais de 37 em análise. Se aprovados, em 2018 serão 72 para eleições gerais. "O povo ganha com isto?" questiona a senadora.
Para Kátia Abreu, mudanças nas regras da política são urgentes. "Fim das coligações proporcionais. Só elegerá quem tem votos. Segundo ponto é a cláusula de barreira. Partido será obrigada a ter representação em todo país ou estará fora. Terceiro: voto distrital vai permitir eleitor fiscalizar c/ facilidade o mandato dos seus deputados. Candidato não vai poder fugir da região", segundo Kátia.
Para a senadora, com essas três mudanças as quais afirma ser fundamentais, os partidos serão reduzidos a no máximo oito em todo o País. Segundo a senadora, nos Estados Unidos só há dois partidos. "Nos EUA só existem de fato 2 partidos que disputam verdadeiramente as eleições. Os demais são representações de segmentos específicos", sustenta.