Em Juarina, município localizado a 319 km de Palmas/TO, profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promovem até quinta-feira, 20, o curso de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos e Processamento do Abacaxi. A oficina tem como objetivo orientar os participantes sobre as normas sanitárias e higiênicas na produção e manipulação dos alimentos, visando com isso, assegurar a qualidade dos mesmos, como também, estimular a produção e diversificação dos produtos da agricultura familiar e a geração de renda.
De acordo com a extensionista e engenheira de alimentos do Ruraltins em Guaraí, Josenilda Gumirães, participam da capacitação 20 pessoas, sendo agricultoras familiares e profissionais da merenda escolar. “O curso traz na parte teórica os conceitos das boas práticas, tais como a qualidade e a higiene dos alimentos, as doenças transmitidas por alimentos contaminados, higiene pessoal, dentre outros”, afirmou a extensionista.
Conforme Josenilda Guimarães, dentro da programação, será ministrada uma aula prática, onde os participantes irão preparar diversos produtos à base de abacaxi, tais como, licor, compotas e geleias.
O curso ocorre na Câmara de Vereadores de Juarina, e conta com a participação da veterinária do Ruraltins, Fernanda Saraiva.