Apontado como uma das fronteiras agrícolas com a melhor estrutura logística implantada (hidrovia, ferrovia e rodovia) o Tocantins tem chamado atenção de investidores do agronegócio e operadores de transporte, que enxergam na região seu potencial de desenvolvimento em franca expansão. Essa posição estratégica levou o Banco Mundial a realizar estudos técnicos que serão apresentados durante o Seminário de Agrologística, que acontece no próximo dia 1º de março, em Palmas.
O evento é uma ação conjunta das secretarias de Planejamento e Orçamento (Seplan), Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf) e Banco Mundial.
Os estudos realizados sob a coordenação do Banco Mundial abordam os seguintes aspectos: Análise de Risco e Custo na Agrologística do Tocantins nas Cadeias de Arroz e do Milho; Plano Estadual de Logística de Transporte; Programa de Desenvolvimento Regional da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul.
Também será apresentado ao público participante o estudo denominado Caminhos do Agronegócio no Tocantins, realizado pela Federação das Indústrias, com recursos do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), instância vinculada à Secretaria de Desenvolvido Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins (Seden).
O evento é dirigido a produtores agrícolas, operadores de logística, tradings pesquisadores, técnicos e consultores da esfera pública e privada na área de logística e agronegócio, estudantes e outros públicos de interesse.
O Seminário será realizado no auditório do Palácio Araguaia, com carga horária de 8 horas, e a participação dos interessados é gratuita. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas por meio do link https://seplanevento.herokuapp.com/events/1.