Foi inaugurada na manhã desta última terça-feira (26), nova unidade do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Unidade Cerrado, que conta com biblioteca, pista de atletismo e um bloco de aulas composto por três pavimentos. A cerimônia contou com a presença de autoridades, professores, técnicos-administrativos e estudantes da universidade.
As obras tiveram início em 2014 e paralisaram devido a uma queda de 30% nos repasses. Hoje a construção é entregue com mais de 10 mil metros quadrados de construção, tendo como sua maior estrutura a pista de atletismo, que conta com quatro raias de 400 m, duas pistas de salto com vara, duas pistas de salto triplo e extensão, uma base para lançamento de peso, entre outros.
Cerimônia
Durante a cerimônia a presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Bianca Pereira da Silva, demonstrou preocupação com a dificuldade dos estudantes de Miracema em terem acesso à nova Unidade e permanecerem no Câmpus devido a falta de lanchonete, restaurante universitário, linhas de ônibus e ciclovia.
O diretor do Câmpus de Miracema, André Luiz Audusto da Silva, concordou com as demandas apresentadas pela representante do DCE e reforçou que todas as outras etapas de ocupação da unidade serão iniciadas. Ainda segundo o diretor, o curso de Educação Física já inicia a ocupação da unidade. "A universidade é um espaço a ser defendido com sangue, luta e inteligencia, a educação é um processo, talvez um dos mais importantes, é um processo revolucionário".
O reitor Luís Eduardo Bovolato também demonstrou zelo com a pauta apresentada afirmando que nenhuma universidade está pronta. "Uma universidade se constrói
por etapas, acredito que hoje nós estamos materializando um sonho e certamente essa unidade não estará pronta com a entrega desses novos prédios, nem tampouco estará pronta com restaurante, uma linha de ônibus, uma ciclovia, um monte de estruturas que certamente virão", declarou o reitor, que também ressaltou o desenvolvimento que a UFT traz a nível local e regional.
Estiveram presentes ainda, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT), professor Márcio da Silveira, prefeitos e representantes de autoridades das cidades de Miranorte, Miracema, Lajeado e Rio do Bois, além de empresários da região.
Inaugurações
Em função da restrição do período eleitoral, uma série de obras estão sendo inauguradas. O Câmpus de Palmas celebrou na segunda-feira (25) a retomada das obras do prédio da reitoria. Em Tocantinópolis, será inaugurado a Unidade Babaçu que possui um bloco de salas e uma biblioteca às 9h do dia 2 de julho.
O Câmpus de Gurupi também inaugurará um novo bloco de salas como cerimônia no dia 5 de julho às 17h e o Câmpus de Arraias inaugurará uma biblioteca no dia 6 de julho às 10h na Unidade Buritizinho.