Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Os trechos das vias que contornam o Terminal Rodoviário de Araguaína – Ruas F, Castelo Branco e Sete de Setembro - passarão a ter mão única a partir da próxima segunda-feira, dia 10. Nos primeiros dias da mudança, equipes da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) estarão no local para orientar os condutores e dar efetividade às novas regras.

De acordo com o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT, Caio Augusto Lobo, a mudança é importante para evitar manobras arriscadas em vias de grande fluxo de veículos, e também direcionar a entrada e saída do terminal.

“Não só o fluxo de ônibus, mas também de carros e veículos de carga precisam ser direcionados. Hoje, eles acabam entrando no terminal vindo de várias direções, o que prejudica o trafego nessas vias, que tem muito movimento”, explicou o engenheiro.

Mudanças

A Rua F, entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Castelo Branco passará a ser mão única, ficando no sentido Sul-Norte, ou seja, da Avenida Santos Dumont à Rua Castelo Branco.  

A Rua Castelo Branco também terá mudança de sentido, passando a ser mão única no sentido Oeste-Leste, da Avenida Tibúrcio José Dantas à Rua Sete de Setembro.

Por sua vez, a Rua Sete de Setembro, entre as Ruas Castelo Branco e a Avenida Santos Dumont, virará mão única no sentido Norte-Sul.

Mobilidade urbana

A Prefeitura de Araguaína vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 400 km, implantação de ciclovia, calçadas com acessibilidade e centro-guia para deficientes visuais, além da reorganização do tráfego, com a modificação do sentido de algumas ruas e avenidas.

A sinalização foi feita em vários bairros, com implantação de dispositivos auxiliares delimitadores (tachas e tachões), transversais de canalização e controle de estacionamento, faixas de pedestres e implantação de novos semáforos em cruzamentos da cidade.