O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), firmaram nesta terça-feira, 9, convênio que concederá vagas para realização de estágio curricular obrigatório em todas as 94 unidades do Ruraltins no Estado. A parceria tem duração de um ano, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
De acordo com Augusto Rezende Campos, reitor da Unitins, cerca de 450 alunos, a partir do sexto período de estudo, estarão aptos a estagiarem no Ruraltins.
“Essa interação entre profissionais da extensão rural e alunos é fundamental. Os alunos matriculados nos campus universitários de Dianópolis, Augustinópolis, Araguatins e a capital Palmas, dos cursos de engenharia agronômica, serviço social e sistema da informação, vão poder realizar estágios e aprenderão na prática a teoria vista em sala de aula. Dessa forma estaremos formando excelentes profissionais pronto para o mercado de trabalho”, comentou o reitor”, reforçando que os estágios curriculares são obrigatórios e a escolha do Ruraltins foi em função do órgão ter um trabalho técnico bastante significativo, consistente e qualificado.
O presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Júnior, ressaltou que o órgão é bastante procurado pelas instituições de ensino, para que alunos realizem seus estágios, considerando a grande capilaridade do órgão no Estado, os bons profissionais do quadro técnico e suas áreas fins, que desenvolvem diversas atividades voltadas para o desenvolvimento agropecuário.
“Para os estagiários é uma ótima oportunidades de aprender com os nossos extencionistas. O estágio é uma chance de trabalho que forma profissionais realistas e conhecedores do Estado", frisou o presidente, informando que os alunos poderão iniciar as atividades a partir da publicação do termo de convênios que deve ocorrer nesta semana e que é sempre bom receber os alunos com ideias que possibilitem a inovação do Ruraltins.