A primeira edição do ano do Diário Oficial do Estado (DOE) traz as primeiras medidas do segundo mandato de Mauro Carlesse (PHS) como governador do Tocantins. Uma delas é a nomeação dos oito primeiros secretários de estado desta gestão. Foram nomeados os gestores das pastas da Administração, Segurança Pública, Educação, Fazenda, Casa Civil, Infraestrutura e Secretaria-Geral de Governo.
Como já anunciado anteriormente, a administração deverá contar com 11 secretarias setoriais, além da Governadoria.
Entre os nomeados, sete gestores do mandato anterior foram mantidos na administração. A novidade é Cristiano Sampaio no comando da Secretaria da Segurança Pública. O ato de posse de Sampaio, que estava marcado para às 10h desta quarta-feira, 2, foi adiada para a tarde devido à agenda de reuniões dos gestores já nomeados nesta gestão.
Os secretários estão reunidos a portas fechadas no Palácio Araguaia na primeira reunião do ano para alinhar as diretrizes do novo mandato e como será a administração e manutenção das secretarias, órgãos e autarquias principalmente após a exoneração de mais de 15 mil servidores temporários também publicadas na edição do DOE de terça-feira, 1º de janeiro de 2019, medida que já havia sido adiantada pela equipe de gestão de Carlesse.
A economia almejada pela administração pública com as exonerações e outras medidas que ainda deverão ser adotadas é da ordem de R$ 500 milhões. Dentre os servidores exonerados, cerca de 50% dos temporários deverão ser recontratados e 70% dos cargos em comissão deverão ser reativados.
Veja os nomes dos secretários já nomeados.
Administração: Edson Cabral de Oliveira
Casa Civil: Rolf Costa Vidal
Cidadania e Justiça: Heber Luis Fidelis
Educação: Adriana da Costa Agiuar
Fazenda e Planejamento: Sandro Henrique Armando
Infraestrutura: Claudinei Quaresmin
Segurança Pública: Cristiano Sampaio
Secretaria-Geral de Governo: Divino Allan Siqueira