A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, recebeu da diretoria técnica do Sebrae Tocantins, nesta sexta-feira, 06, o relatório de ações do projeto de Estruturação do Pólo Turístico de Taquaruçu. O documento é uma espécie de raio-x dos atrativos da região, onde constam, dentre outras informações, o mapeamento dos atrativos naturais e seus acessos, atualizando a descrição das características dos atrativos. Neste diagnóstico é possível observar também o nível de dificuldade de trilhas de acessos, a capacidade de carga dos atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades.
O relatório apresenta detalhes sobre 21 novos produtos turísticos, sendo 15 melhorados e seis novos destinos em Taquaruçu. A entrega foi realizada para Cintia Ribeiro e empresários do trade turístico local. A entrega aconteceu no estande da entidade, montado no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT).
A prefeita ressaltou as ações promovidas em parceria com o Sebrae Tocantins como fundamentais para alavancar a movimentação turística em Taquaruçu. “Capacitar e incentivar o empreendedorismo é o que contribui para a melhoria dos serviços e produtos turísticos. Tenho certeza que após essas ações o turismo, em Taquaruçu, ganhará um novo fôlego”, declarou Cinthia.
O empresário Gustavo Bonatto, proprietário da agência Taquaruçu Adventure, participou das ações promovidas pelo Projeto de Estruturação Turística e relata que as orientações e vivências, acrescentaram muito positivamente quanto às perspectivas de desenvolvimento do turismo na região. “Nossa expectativa é dar continuidade ao despontamento de Taquaruçu como um destino para o Brasil todo, inserindo-o cada vez mais no mercado nacional”, afirma.
Sobre o projeto
O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria entre a Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Sebrae Tocantins por meio do qual foi construído um mapeamento com as principais atrações da região de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. O projeto promoveu mais de 50 cursos voltados a atendimento ao cliente, marketing digital e métodos de divulgação da empresa no Google com o apoio do Senac. Com as ações mapeadas, a Prefeitura de Palmas e Sebrae pretendem intensificar ações de fortalecimento dos pequenos negócios na região.